Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Meio Ambiente da Prefeitura celebra Dia de Proteção às Florestas

Data é comemorada com o cuidado permanente das mudas nativas plantadas para recuperação de área degradada nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araujo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

17/07/2019 – 10h30

Neste dia 17 de julho comemora-se o Dia da Proteção às Florestas e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista celebra a data com o cuidado permanente das mudas nativas plantadas para recuperação de área degradada nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, no dia 8 de junho último, em parceria com a Louis Dreyfus Company.

De acordo com a bióloga do setor de Meio Ambiente da Prefeitura e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Ana Flávia Vieira Lima, o Dia da Proteção às Florestas tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger as florestas, bem como a criação de Áreas de Preservação Permanente (APP), como é o caso de onde foram plantadas as mudas nativas para recuperação da área degradada próxima à ETEC. “Aquela área já é considerada Área de Preservação Permanente e o projeto é recuperar o local com o plantio de nativas, como foi feito há pouco mais de um mês. As florestas são fundamentais para a existência e a manutenção da vida na Terra, além de serem habitat para inúmeras espécies”, destacou a bióloga Ana Flávia.

Além de fornecerem abrigo para vários seres vivos, as florestas proporcionam benefícios como fornecimento de alimentos, matérias-primas, regulação do clima, paisagens exuberantes, turismo e biodiversidade.

Plantio de nativas

No dia 8 de junho, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista em parceria com a Louis Dreyfus Company realizou o plantio de cerca de mil mudas de árvores nativas na ETEC Augusto Tortolero Araujo, com o objetivo de controlar a erosão existente no local. “Para a realização do plantio, vários membros da comunidade paraguaçuense se reuniram com o objetivo de colaborar com o projeto e proteger o meio ambiente”, relatou Ana Flávia.

Entre as mil mudas fornecidas pela Louis Dreyfus Company foram plantadas nativas como canelinhas, capororoca, gardneriana, cedro rosa, coração de negro, figueira branca e figueira do brejo, guatambu do cerrado, ipê roxo de boa, jacaratia, lobeira, louro pardo, monjoleiro, pau d´alho, peroba poca, saguaraji, sapuva e sangra d´água.

“Por meio do plantio, discutiu-se a importância das florestas, bem como a importância da sua preservação e a criação de áreas verdes urbanas e áreas de preservação permanente como ferramentas de proteção ambiental e sustentabilidade”, finalizou a bióloga Ana Flávia.

FOTO CAPA

O gerente local da Louis Dreyfus Company e a prefeita Almira Garms, no dia do plantio de cerca de mil mudas de árvores nativas na ETEC Augusto Tortolero Araujo, com o objetivo de controlar a erosão existente no local (Fotos: Silvana Paiva)

FOTO 01

Presentes no dia 8 de junho último, quando do plantio de mudas nativas para recuperação de área degradada nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, em parceria com a Louis Dreyfus Company: a partir da esquerda, o diretor de Obras Mauro Goldim, o vice-prefeito Clemente Júnior, a prefeita Almira Garms, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente Sérgio Campos, o presidente da ONG Salvar Manoel Queiroz, o presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Donizete, a diretora da ETEC Augusto Tortolero Araújo Mércia Bini e a diretora de Educação Elzinha Pacheco (Fotos: Silvana Paiva)