Educação - Sexta-feira, 30 de Agosto de 2019

EMEI Dona Cota realiza Mostra de Arte e Cultura com produções dos alunos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

30/08/2019 – 13h30

Pelo décimo ano consecutivo, a EMEI Dona Cota de Paraguaçu Paulista realizou nesta semana passada, nos dias 28 e 29, a Mostra de Arte e Cultura 2019, com produções artísticas dos alunos a partir de leituras e releituras de artistas como a pintora, desenhista e tradutora brasileira Tarsila do Amaral.

A diretora da unidade escolar, Norma Elaine Sorza, informa que neste ano as atividades envolveram também o trabalho com o folclore, resgatando cantigas de roda, brincadeiras de criança, costumes do povo brasileiro, danças típicas como pau de fita, catira e forró.
“É um trabalho organizado e direcionado pelos gestores da escola, desenvolvido pelos professores e alunos em sala de aula. Todos os alunos têm seus trabalhos expostos. São criações através de diversas técnicas desenvolvidas, como traços livres, colagens, releituras e reproduções, a partir de um artista escolhido pela professora”, informa a diretora.
Norma Sorza destaca que o objetivo da mostra é desenvolver o gosto pelo fazer artístico, estimulando os alunos a apreciarem suas próprias produções e as dos colegas, propiciando a ampliação do conhecimento de mundo a partir de obras de pintores famosos como a brasileira Tarsila do Amaral.
“A participação doa alunos acontece desde a confecção das obras até as exposições e apresentação das suas criações. Nossa Mostra de Arte e Cultura acontece desde 2009 e é extremamente positiva, pois retrata o compromisso prazeroso de compartilhar primeiramente com os próprios alunos, pais e comunidade o trabalho realizado dentro da unidade escolar”, destaca Norma.
Na avaliação da diretora, a atividade resulta em “algo grandioso e produtivo”, em que ocorre a celebração da aprendizagem. “Alcançamos os familiares dos alunos e a comunidade através da arte, música, cultura, entre outras coisas! Nas mostras de artes, as crianças expõem seus sentimentos e habilidades. Acredito ser um momento inenarrável para os visitantes que se deslumbram com tanta criatividade, imaginação e talento em cada trabalho exposto”, pontua a diretora.

“Eu, como professora, me sinto realizada em poder mostrar todo o trabalho que é desenvolvido em sala de aula, e creio que os alunos também se sintam realizados em ver suas obras sendo expostas e reconhecidas por todos! Além de ser um momento de união e parceria entre as famílias e a escola”, destaca a diretora da EMEI Dona Cota, Norma Sorza.

Ela acrescenta que, como diretora, avalia que a atividade “é importante para a educação infantil, pois é um momento exclusivo dos pais apreciarem o fazer artístico de todos os alunos e não só de seu próprio filho”. Do ponto de vista pedagógico, Norma considera que a Mostra de Arte e Cultura “ajuda muito no desenvolvimento do respeito entre os alunos”.

FOTO:

A Mostra de Arte e Cultura da EMEI Dona Cota, além da exposição das criações dos alunos, teve atividades que envolveram o folclore, resgatando cantigas de roda, brincadeiras de criança, costumes do povo brasileiro, danças típicas como pau de fita, catira e forró (Fotos: Norma Sorza/Cedidas)