Paraguaçu Paulista, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Turismo - Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Paraguaçu participa de programa cultural que destina R $ 12,5 milhões para municípios

Programa Juntos Pela Cultura realiza chamadas públicas em parceria com municípios de todas as regiões de São Paulo.

20/09/2019 – 13h45

Paraguaçu Paulista participa do programa Juntos Pela Cultura, lançado este mês pelo governador João Doria. A prefeita Almira Garms, que esteve no lançamento do Juntos Pela Cultura, em São Paulo, no início do mês, afirma que o programa acontece em parceria com os municípios, para  realizarem eventos como Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e o + Gestão SP. Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado já podem inscrever projetos para participar das ações e acessar o total de R$ 12,5 milhões.
No lançamento do programa, dia 9 de setembro, esiveram presentes o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e mais de 400 Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura. De Paraguaçu Paulista, estiveram presentes a prefeita Almira Garms e a coordenadora de Cultura, Márcia Jacques de Campos.
“Aqui em São Paulo tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão. Nós temos uma tradição e uma história na cultura, e essa história está sendo preservada”, declarou o Governador. “Nós não estabelecemos cortes na cultura. Ao contrário, estamos trazendo mais recursos do setor privado, inovando, transformando para viabilizar iniciativas culturais”, destacou Doria.
A prefeita Almira explica que o objetivo central do programa Juntos pela Cultura é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do Estado, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão.
“Estado e Prefeitura trabalharão em sintonia para melhorar os resultados no setor. Todo o investimento será feito por meio de chamadas públicas e com as prefeituras, de modo a agilizar os processos e valorizar a visão local”, declarou a prefeita.
Desde o último dia 10 estão abertas no site www.cultura.sp.gov.br as chamadas públicas para as prefeituras inscreverem projetos nas seguintes linhas:
Virada SP
Serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, que receberão um total de R$ 2,1 milhões. Os eventos acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.
Circuito SP
90 municípios de todas as regiões receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação a partir do último trimestre de 2019 até 2020. Serão investidos R$ 8 milhões.
Tradição SP
Por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, o novo programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do Estado, realizados a partir do último quadrimestre de 2019. Serão investidos R$ 500 mil.
Revelando SP
Chamada pública para participação no evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca, com investimento de R$ 1,9 milhão. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais.
+Gestão SP
Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.

Foto:

De Paraguaçu Paulista, estiveram presentes no lançamento do programa Juntos Pela Cultura, a prefeita Almira Garms e a coordenadora de Cultura, Márcia Jacques de Campos (Foto: Gabinete / Cedida)

Portal atualizado em: 16/08/2022 13:48:12