.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A iniciativa visa à implantação do sistema de coleta informatizado de dados na rede municipal de Saúde, de acordo com a informação da diretora Cristiane Bonfim.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista
25/10/2019 – 10h50
O antigo sistema de preenchimento de fichas manualmente para posterior digitalização e alimentação da base nacional de dados, está ficando para trás. Em Paraguaçu Paulista, a prefeita Almira Garms fez a entrega de 70 tablets para os agentes comunitários de Saúde, dando início à implantação desta nova ferramenta tecnológica para cadastro e atendimento à população.
“É uma conquista muito grande, é um aparelho que ajudará as equipes no dia a dia, proporcionando mais facilidade para atender os usuários. Em termos de confiabilidade de dados, os tablets pouparão os agentes do preenchimento de fichas em papel impresso, agilizando o serviço e facilitando a consulta do histórico familiar. Os dados coletados irão diretamente para a Secretaria Estadual de Saúde e para o Ministério de Saúde, o que possibilitará um melhor conhecimento da população e o monitoramento das doenças locais”, informou a prefeita Almira.
A diretora de Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim de Lima Gomes, acrescentou que os tablets serão utilizados para otimizar o trabalho dos agentes comunitários de Saúde ACS, aqueles que atuam nas Unidades de Saúde da Família e Agentes de Endemias e os AE, aqueles que atuam no controle das arboviroses, no contato direto com os usuários do sistema.
“A implantação desta nova ferramenta tecnológica trouxe muitos desafios à equipe, entretanto para o uso desses equipamentos todos os agentes passaram por capacitação para o uso do Sistema E-Sus no tablet, com suporte de equipe do Departamento Municipal de Saúde”, relatou a diretora de Saúde.
A exemplo da prefeita Almira, Cristiane destacou também que o uso dos tablets proporciona avanços importantes como o informar os dados da população de Paraguaçu Paulista em tempo real para a Secretaria Estadual de Saúde e para o Ministério da Saúde. “Assim, vamos poder avaliar e tomar as medidas necessárias e possíveis para minimizar a situação de doença e, principalmente, para promover a Saúde”, destacou Cristiane.
Também, para Cristiane o uso desta nova ferramenta é de extrema importância para as ações de controle das arboviroses, “pois irá contribuir para mapeamento das áreas de risco, registros fotográficos de terrenos e pontos estratégicos, acúmulos de inservíveis”, informou.
“Os agentes de saúde e de endemias são os olhos e ouvidos da Saúde dentro de cada território. A introdução dos tablets faz parte da informatização das Unidades e, com isso, será possível lançar toda a produção, cadastro e monitoramento dos usuários e famílias de forma direta, durante a visita domiciliar, o que otimiza o nosso tempo de trabalho”, avaliou a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista.
FOTO:
“Os agentes de saúde e de endemias são os olhos e ouvidos da Saúde dentro de cada território. A introdução dos tablets faz parte da informatização das Unidades e, com isso, será possível lançar toda a produção, cadastro e monitoramento dos usuários e famílias de forma direta, durante a visita domiciliar, o que otimiza o nosso tempo de trabalho”, avaliou a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim (Saúde/Cedida)
.
.
.
.