Paraguaçu Paulista, Domingo, 23 de Fevereiro de 2020 Telefone (18) 3361-9100

PROCON - Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019

Procon de Paraguaçu orienta consumidores para compras na Black Friday

21/11/2019 – 16h45

Em defesa do consumidor, o Procon de Paraguaçu Paulista, vinculado à Prefeitura Municipal, orienta sobre a Black Friday. A data comercial, neste ano realizada na sexta-feira dia 29 de agosto, é conhecida pela oferta de descontos promovida por diversos estabelecimentos comerciais em todo o país.

Entre as principais orientações, a coordenadora do Procon local, Sílvia Alvim, ressalta sobre a importância de pesquisar com antecedência e de não fazer compras que comprometam o orçamento, sobre como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e como reclamar seus direitos.

Confira abaixo outras nove dicas do Procon de Paraguaçu Paulista sobre como se prevenir para não se deixar enganar na Black Friday:

Limite de gasto

Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Entrega e troca

Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Prazos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

Golpes virtuais

Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Compras online

Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

Atenção aos detalhes

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Cancelamento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Informações claras

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

FOTO:

Entre as principais orientações, a coordenadora do Procon local, Sílvia Alvim, ressalta sobre a importância de pesquisar com antecedência e de não fazer compras que comprometam o orçamento, sobre como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e como reclamar seus direitos (Ilustrativa/Reprodução)

Visite Paraguaçu Paulista