Paraguaçu Paulista, Quarta-feira, 03 de Junho de 2020 Telefone (18) 3361-9100

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 11 horas e da 14 às 16 horas.

Defesa Civil - Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020

Defesa Civil de Paraguaçu orienta para previsão de chuvas nos próximos dias

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

14/01/2020 – 10h00

Todos os dias desta semana seguem com condições para chuva em Paraguaçu Paulista. Segundo o boletim do tempo do IPMet – Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP, áreas de instabilidade intensa permanecem sobre o estado de São Paulo pelo menos até esta quarta-feira (15) devido à presença de um sistema de baixa pressão no centro-sul do país.

Na quinta-feira (16), poderá ocorrer novamente o aumento da nebulosidade com chuvas acompanhadas por trovoadas isoladas, devido a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo, que deverá manter o tempo instável na sexta-feira com a previsão de chuvas mais intensas.

De acordo com o IPMet, as temperaturas também não devem subir muito, apesar do tempo abafado.

Diante deste quadro, a Defesa Civil de Paraguaçu Paulista alerta para a previsão de chuvas e trovoadas isoladas que ocorrem, principalmente entre os períodos da tarde e da noite.

Confira abaixo algumas dicas sobre o que fazer durante tempestades:

- Se estiver na estrada com chuva muito intensa, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar;

- Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas;

- Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo;

- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente; mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores, guarda sol; não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;

- Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;

- Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou a Guarda Municipal de Paraguaçu Paulista pelo telefone 153, ou também o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190).

FOTO