Saúde - Segunda-feira, 11 de Maio de 2020

Saúde de Paraguaçu treina profissionais para novo produto de combate à dengue

O treinamento foi ministrado por técnicos da SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

Silvana Paiva - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

11/05/2020 – 15h50

No dias 29 e 30 de abril último, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, promoveu uma capacitação para a equipe de controle de vetores da Vigilância Municipal, referente à aferição de equipamentos motorizados UBV portátil, com orientações e esclarecimentos sobre o uso da inseticida Adulticida CIELO, um novo produto que será utilizado nas ações de combate à dengue no município.

O treinamento foi realizado por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), da Secretaria de Estado da Saúde, que vieram até o município para capacitar a equipe de controle de vetores. Eles receberam as instruções sobre a forma de trabalho com este nova inseticida e suas aplicações.

Após as instruções de aplicação e manuseio do produto, foi realizada a lavagem e manutenção dos equipamentos nebulizadores de Paraguaçu Paulista. Os técnicos da SUCEN fizeram a aferição dos equipamentos e atestaram que todos estão aprovados para uso.

Mesmo com as permanentes ações de combate à dengue, realizadas pela Prefeitura de Paraguaçu, com as vistorias em pontos estratégicos, visitas, orientações, ações de conscientização constantes, feitas pela equipe de controle de vetores, Paraguaçu Paulista registrou, no início de maio, 459 casos confirmados de dengue e 816 casos notificados aguardando resultado de exame.

Já foi constatado pela equipe de controle de vetores da Vigilância Municipal, por meio de pesquisa feita em todo o município, que mais de 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos quintais das casas, em objetos facilmente removíveis como baldes, pratinhos de vasos de plantas, brinquedos, pneus, garrafas, por exemplo.

É importante toda a população de Paraguaçu Paulista ficar atenta quanto ao acúmulo desses objetos nos quintais, não deixando vasilhas que acumulem água e se tornem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor não só do vírus da dengue, mas também do zica vírus, chikungunya e febre amarela. Basta colaborar e estaremos a salvo dessas doenças.

FOTOS:

Saúde de Paraguaçu treina profissionais para o uso do novo produto de combate à dengue. O treinamento foi ministrado por técnicos da SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Fotos: Iraciana Paiva/Cedidas)