GABINETE - Terça-feira, 02 de Junho de 2020

Novo prazo para alistamento ao serviço militar obrigatório vai até 30 de setembro

Originalmente, o prazo se encerraria em 30 de junho.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

02/06/2020 – 14h15

Originalmente, o prazo se encerraria em 30 de junho.

Devido ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19, foi prorrogado o prazo para a apresentação obrigatória ao alistamento militar em 2020 para até 30 de setembro.

Com a medida, os jovens brasileiros que completam 18 anos durante o ano, obrigados a se alistar ao serviço militar, terão agora até 30 de setembro para se apresentarem. Originalmente, o prazo se encerraria em 30 de junho.

Também em decorrência da pandemia, o alistamento militar de 2020 já está sendo realizado apenas na modalidade online. Seguindo, portanto, recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, a Junta Militar de Paraguaçu Paulista não está recebendo os candidatos presencialmente. A determinação é para que todos os jovens, que completam 18 anos em 2020, alistem-se pelo site www.alistamento.eb.mil.br, gratuitamente.

O jovem deve acessar a página do Alistamento Militar Online. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.

É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).

Se por acaso o candidato tiver dificuldade para acessar a página do Alistamento Militar Online, é só entrar em contato com a Junta Militar de Paraguaçu Paulista, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas ou das 14 às 16 horas, pelo telefone (18) 9 9623-9454, falar com Dayana Marques Michelan.

Todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar no ano em que completar 18 anos. Caso ele perca o prazo, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, seja eletivo ou de nomeação, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos federal, distrital, estaduais ou municipais.

FOTO DIVULGAÇÃO