.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dia Mundial do Meio Ambiente, por conta das medidas de distanciamento social em prevenção à Covid-19, será celebrado de maneira diferente em Paraguaçu Paulista.
Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista
04/06/2020 – 16h37
Dia Mundial do Meio Ambiente, por conta das medidas de distanciamento social em prevenção à Covid-19, será celebrado de maneira diferente em Paraguaçu Paulista.
Neste próximo dia cinco de junho, sexta-feira, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, por conta das medidas de distanciamento social em prevenção à Covid-19, a data será celebrada de maneira diferente em Paraguaçu Paulista.
Como o objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população da importância de preservar os recursos naturais, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, está dando destaque neste ano para a distribuição de mudas, tanto para arborização urbana quanto para áreas verdes.
De acordo com a engenheira florestal do Departamento, Anny Mery Marcon Ruiz, devido às restrições por conta do enfrentamento à disseminação da Covid-19, não houve realização de atividades em comemoração Dia Mundial do Meio Ambiente, para evitar a aglomeração de pessoas. No entanto, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente já tem realizado, no decorrer no ano, o incentivo quanto ao plantio de mudas nativas no município e à distribuição de mudas, tanto para arborização urbana quanto para áreas verdes.
“O crescimento das cidades traz grandes desafios e a necessidade de prestar serviços para um maior número de pessoas, incluindo água potável, ar e cidade limpa à população. Dessa maneira, é preciso planejamento para produzir um uso sustentável da cidade e para proporcionar qualidade de vida para os habitantes. Em se tratando de melhorar o ambiente do meio urbano, devemos ressaltar a arborização urbana como uma dos fatores para combater a poluição”, argumenta Anny Mery.
A engenheira florestal esclarece que a arborização urbana fornece, além de um belo aspecto paisagístico, também tem a função de garantir uma melhora na qualidade de vida dos habitantes, uma vez que garante sombra para pedestres e veículos. “A arborização causa uma redução do impacto da água da chuva, auxilia na diminuição da temperatura, mantendo a cidade mais fresca e agradável a todos, preserva a fauna, causa uma diminuição da poluição sonora e ainda é responsável por absorver a poluição atmosférica, o que acaba contribuindo para amenizar os efeitos do aquecimento global”, explica.
Para os interessados, as mudas para arborização urbana e para áreas verdes fornecidas pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista estão disponíveis para retirada no Centro de Educação Ambiental e no viveiro da Faculdades Gammon, campus urbano.
Anny Mery orienta que as pessoas devem estar atentas à maneira correta de plantar a árvore na sua calçada e às espécies indicadas para o local, lembrando sempre se há presença de fiação elétrica ou não em sua calçada.
“Quando se planta uma espécie indicada para arborização urbana e de maneira correta, as árvores não causarão danos em sua calçada. Lembrando que a arborização urbana é de grande importância para nossa cidade, pois esta faz parte do nosso cotidiano”, esclarece.
Atualmente, em Paraguaçu Paulista é obrigatório, por lei municipal, uma árvore plantada em frente às residências. No entanto, é visível que nem todas as casas possuem uma árvore. Por isso, diz a engenheira florestal Anny Mery, “eu peço para todos vocês, vamos colaborar, vamos plantar, vamos deixar nossa cidade mais bonita, fresca e cheia de sombra”.
FOTO:
A engenheira florestal do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, Anny Mery Marcon Ruiz, orienta que as pessoas devem estar atentas à maneira correta de plantar a árvore na sua calçada e às espécies indicadas para o local, lembrando sempre se há presença de fiação elétrica ou não em sua calçada (Foto Ilustrativa)
.
.
.
.