Paraguaçu Paulista, Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021 Telefone (18) 3361-9100

Obras - Quarta-feira, 09 de Junho de 2010

Cerca de 10 empresas apresentaram proposta para a reconstrução da barragem do Grande Lago

Informações concedidas pelo coordenador dos processos de licitação do DAEE em São Paulo informaram nesta semana de que cerca de dez empresas entregaram no último dia 27 de maio – quinta-feira, propostas para a reconstrução da barragem do Grande Lago de Paraguaçu Paulista. Segundo as previsões mais positivas, caso não haja nenhum recurso contra as etapas do processo de licitação realizadas até o momento, em cerca de 20 a 30 dias o DAEE já poderá iniciar a empresa vencedora e que deverá ser a executora do projeto que recupera o Grande Lago e o Pequeno Lago da Estância Turística. Este tempo de aproximadamente 20 dias servirá para a equipe do DAEE avaliar todas as documentações e propostas apresentadas pelas dez empresas e, a partir disso, o anuncio das melhores condições para a execução da obra e, é claro, a melhor proposta financeira, dentro do orçamento previsto. Essa reconstrução das barragens do Grande Lago faz parte de um Plano Diretor de Macrodrenagem de Paraguaçu Paulista que prevê: Drenagem urbana – O Plano Diretor de Drenagem Urbana tem como objetivo implementar os sistemas de drenagem adequados com alternativas definidas para as micro e macrobacias com vistas a minimizar a concentração pluviométrica, evitando assim novas erosões, bem como o agravamento das já existentes. Para elaboração deste Plano Diretor serão investidos R$ 400 mil. Complexo Grande Lago e Pequeno Lago – Com recursos totais de R$ 10,68 milhões. A primeira etapa é a implantação da barragem, e a segunda, o reflorestamento, por meio do plantio de 110 hectares de árvores no entorno do Grande Lago e Pequeno Lago, para a sobrevivência da fauna silvestre. Combate às formigas e cupins e sistema de irrigação. Parque Balneário – Serão investidos R$ 2,6 milhões no Parque Balneário, que contará com equipamentos como ciclovia, trilhas, estações de ginástica, pista de cooper, minicampos de areia e playgrounds, entre outros. Também serão feitos o reflorestamento com árvores nativas e unidades de educação ambiental. E a contenção dos processos erosivos – Serão realizadas obras de controle de erosão, drenagem de água subterrânea, e recomposição da vegetação nas áreas próximas à rua 7 de Setembro, do DER (margens da rodovia) e às Thermas de Paraguaçu. Nestes trabalhos serão investidos R$ 20,39 milhões.