Paraguaçu Paulista, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Vigilância em Saúde - Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021

Saúde e Urbanismo se unem na prevenção às arboviroses

Parceria visa ações na área de drenagem e limpeza e orientação à população

Autoria: Assessoria da Vigilância em Saúde

Fazendo parte do Plano de Ação contra as Arboviroses no Município de Paraguaçu Paulista, o Departamento de Urbanismo e Habitação em parceria com o Departamento de Saúde, através, da Vigilância em Saúde estão realizando uma série de ações conjuntas para limpeza de galerias de águas pluviais, manutenção canaletas para o escoamento e a limpeza de alguns locais com lixo acumulado, que obstruem a passagem de água. Essa semana as ações foram realizadas nos bairros, Vila Nova e Jardim Panambi.

No cruzamento das ruas Francisco da Cunha Guedes de Brito e Rua Francisco Gonçalves havia várias reclamações de água parada e mal cheiro. Uma equipe esteve no local e constatou que o problema vinha sendo causado devido à um grande acúmulo de sujeira que estava impedindo a drenagem de água, tanto da chuva como das casas e que o mal cheiro também era um problema real. Para resolver a situação o Departamento de Urbanismo e Habitação realizou a limpeza, retirando um caminhão de sujeira com a ajuda de uma máquina pá carregadeira. Além disso, uma canaleta para o direcionando as águas pluviais foi feita para evitar futuros problemas no local.

Já na rua Almeida Porto, próximo à cozinha piloto, a reclamação dos moradores era com relação a rua que recebe as águas pluviais das partes superiores do bairro, no entanto, e em certo trecho da rua a água ficava parada, acumulando sujeira, causando diversos transtornos para a população do local.

Para resolver o problema foi construído um sarjetão para permitir a drenagem das águas pluviais evitando assim o empoçamento.

Em contra partida, a Vigilância em Saúde está realizando um trabalho de conscientização para que a população não jogue lixo nos bueiros e terrenos baldios, que não acumulem nos quintais garrafas, pneus, vasos de plantas e recipientes que possam servir de criadouro para o Mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue e Chikungunya.

Diferente do que se acreditava, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Para ajudar na prevenção e na orientação da população, as visitas dos Agentes de Endemias estão intensificadas. O risco iminente de um alto índice transmissão das doenças citadas acima, intensificaram as ações por parte do Poder Público, mas a parceria com a população é fundamental para que tenhamos um resultado positivo nessa batalha. O trabalho realizado nesses dois bairros terá continuidade em outros pontos da cidade.

Portal atualizado em: 12/08/2022 16:20:07