Vigilância em Saúde - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Sábado tem repescagem de vacinação contra a Covid-19

Ações para colocar doses em dia serão nas Unidades da Mulher e da Vila Popular

Sábado tem repescagem de vacinação contra a Covid-19

Neste sábado, 25 de setembro, será realizada uma grande repescagem de vacinação contra a Covid-19. Essa será a oportunidade para quem ainda não se imunizou ou ainda não completou a imunização contra o coronavírus. A ação acontecerá na Unidade da Mulher e na Unidade da Vila Popular, das 8h30 as 11h00.

Na Unidade da Vila Popular será realizada apenas a aplicação da 2ª dose da vacina Astrazeneca.

Já na Unidade da Mulher será realizada a imunização para os seguintes grupos:

- Pessoas de 12 anos ou mais que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina. Nesse caso, os menores de 18 anos deverão estar acompanhadas de um responsável e devem apresentar um documento com foto e CPF ou o cartão SUS.

- Pessoas maiores de 18 anos que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina é obrigatório a apresentação de um documento com foto e o CPF.

- A 2ª dose das vacinas, Pfizer, Coronavac e Astrazeneca, estarão disponíveis para pessoas que estão com a data de 25 de Setembro na carteirinha ou estão com os imunizantes em atraso. Nesses casos é indispensável a apresentação de um documento com foto e CPF e a carteirinha que comprove a 1ªdose.

-  A 3ª dose neste sábado será para idosos de 77 a 79 anos, que tomaram a 2ª dose há mais de 6 meses. Nesse caso é indispensável a apresentação de um documento com foto e CPF e a carteirinha que comprove a 2ª dose.

- E também a 3ª dose para pessoas imunossuprimidas que tenham tomado a 2ª dose ou dose única há mais de 28 dias, independentemente da vacina aplicada. Para receber a dose extra o interessado deverá apresentar a receita atual ou a documentação que comprove a patologia. Segundo o documento técnica de vacina do Estado de São Paulo, são considerados pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

Imunodeficiência grave;

Quimioterapia para câncer;

Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3;

Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);

Pacientes com doenças imunomoduladoras inflamatórias crônicas (reumatológicas, doenças intestinais inflamatórias (ex Crohn);

Já as medicações modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas são: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

Fonte: Vigilância em Saúde