.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Comunicação - Sábado, 25 de Setembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Série de vídeos vai abordar saúde mental

A partir de segunda, o psicólogo Íris Vieira traz temas para prevenção do suicídio


Série de vídeos vai abordar saúde mental

A Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu lançará a partir da próxima segunda-feira, 27 de setembro, a série Cuidando da Saúde Mental com três vídeos para contribuir com a campanha Setembro Amarelo e promover um diálogo consciente que ajude a prevenir o suicídio. A iniciativa tem parceria do psicólogo Iris Vieira, idealizador e coordenador do projeto De Bem com a Vida, que há cinco anos, desenvolve trabalhos junto aos trabalhadores do poder público municipal. 

 

Todos os materiais serão veiculados no site oficial da prefeitura e também nas redes sociais Facebook e Instagram. O psicólogo compartilhará informações a respeito do atual cenário epidemiológico do suicídio em Paraguaçu, sobre a dependência emocional, o estresse e a depressão. 

 

O suicídio é uma das grandes preocupações em saúde mental no mundo. São 700 mil mortes por ano (OMS), mas muitos pesquisadores estima um milhão devido as dificuldades de notificação. A cada 40 segundos, uma pessoa tira a sua vida no mundo e no Brasil 30 pessoas por dia (OMS). O suicídio é a segunda principal causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos. Segundo a OMS, a depressão é o maior gatilho para o suicídio no mundo. 

 

De acordo com o psicólogo Iris Vieira, a saúde mental do País tem sido afetada pelo cenário da violência com as minorias e a falta de politicas de prevenção suficientes para atender a população. Em Paraguaçu, segundo Iris Vieira, o número de tentativas de suicídio é preocupante, sendo um atendimento a cada dois ou três dias e o público mais atendido tem sido de mulheres entre 14 a 40 anos com dificuldades familiares ou no relacionamento afetivo. O psicólogo ressalta que houve uma diminuição nos casos entre adolescentes e jovens, devido ao trabalho realizado junto às escolas. 

 

“Em tempos pandêmicos, recebemos muitos casos que a causa estava relacionada ao estresse e ansiedade”, afirma Iris. Por muito tempo existe um trabalho de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental em Paraguaçu. Há cinco anos o projeto de Bem com a vida, do qual o psicólogo é idealizador e coordenador, vem trabalhando junto de uma equipe de mais de 60 pessoas que representam instituições, PSFs e departamentos. 

 

Em setembro, o trabalho foi intensificado. Na última semana, o projeto, vinculado à Santa Casa, atendendo a solicitação do Departamento de Saúde, Educação e Esporte, treinou equipes da Saúde e coordenadores e professores da Educação e Esporte Municipal. O psicólogo e a coordenadora do CAPS, Sônia Romeiro, orientaram os servidores como buscar ajuda e identificar possíveis sinais e alertas.

1319 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.