Turismo - Quarta-feira, 08 de Junho de 2022

Turismo

Paraguaçu renova a sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro

Turismo

No mês de março de 2022 Paraguaçu Paulista renovou sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro. O departamento de Turismo e Cultura cumpriu todas as demandas para a participação no Mapa do Turismo Brasileiro.

O diretor de Turismo, Rubens Aleixo destaca que “para compor o Mapa, os estados e municípios precisam atender a alguns requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidos pelo Ministério do Turismo, como a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente”, e enalteceu o trabalho do turismólogo João Paulo Giannasi Scala que é titular no Programa de Regionalização e sua suplente a colaboradora Érika Caum.

O Mapa é um dos principais instrumentos de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo, pois retrata o potencial turístico do Brasil e norteia as ações do Ministério para investir na melhoria da infraestrutura dos municípios, campanhas publicitárias de promoção dos destinos, qualificação profissional e outras ações.

.Outro critério importante é participar do Programa de Regionalização que é um dos princípios da Política Nacional de Turismo.

Paraguaçu Paulista juntamente com Tupã, Pedrinhas Paulista, Lucélia e Bastos (os municípios que conseguiram atender as exigências do Ministério) fazem parte da Região Turística Circuito das Nações, e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros, desenvolvimento e melhorias dos serviços prestados. Esse programa trabalha sob a perspectiva de que o trabalho regionalizado permite ganhos, não só para o município que recebe o turista, mas para toda a região.

Paraguaçu, que já é uma Estâncias Turística, tem o compromisso de se manter nesse patamar, no qual muitas cidades do estado vem se esforçando muito para conseguir e a regionalização é de suma importância para a continuidade desse trabalho.