Mapa do Site

Paraguaçu Paulista, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022

Leishmaniose

Saúde discute Plano de Ação contra a Leishmaniose Visceral

O Departamento de Saúde através da equipe técnica da Vigilância em Saúde, se reuniu na manhã desta última segunda-feira, dia 24, com representantes GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) e com representantes do Núcleo de Vetores da GVE, para apresentação do Plano de Ação contra a Leishmaniose Visceral, que será implantado no município. O Plano tem por objetivo, ações que reflitam diretamente no combate da leishmaniose tanto nos cães como nos humanos. Em todos os casos a doença é grave, não tem cura, é de difícil tratamento e pode levar à morte. Para combater a leishmaniose, ações como manejo ambiental, que prevê a limpeza dos quintais com retirada de matéria orgânica, frutos, fezes de animais, folhas, entre outro, a poda correta das árvores para evitar o excesso de sombra e umidade no solo, ainda são as melhores saídas.

Durante a reunião estiveram presentes representando o município, Egydio Tonini Nogueira Neto, Diretor da Saúde, Camilo Plácido Vieira, Diretor da Agricultura e Meio Ambiente, Thomas Jeferson Pereira da Silva, Obras e Serviços Urbanos, Paula Andrade Cortez Romeiro, Coordenada da Vigilância Epidemiológica, Iraciana Messias de Paiva, Coordenadora da Vigilância, Ana Beatriz Pinto Costa, médica veterinária, Marcelo Nascimento, Departamento Jurídico, Cintia Alfredo Funabashi, Departamento de Saúde, já o Estado os representantes foram Magali Aparecida Belotti, Articuladora de Atenção Básica, DRS IX de Marília, Iara Giordano Rosa Xavier e Fábio Faria, do Núcleo de Vetores

O Município já vem realizando várias ações em toda a cidade e agora se prepara para a implantação e execução do plano com as ações e estratégias nas áreas da Saúde, Obras e Meio Ambiente, nos bairros mapeados com maior incidência de casos de leishmaniose canina, as ações terão ampla divulgação nos bairros para que população se conscientize da importância do combate ao mosquito palha transmissor da doença.

Portal atualizado em: 07/12/2022 17:07:53