.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Cultura - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Paraguaçu recebe teatro musical sertanejo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ da Cia Arte das Águas

O espetáculo será apresentado no dia 13/12 (terça) na praça José Galhardo, no Jardim Panambi, às 20h, gratuitamente.


Paraguaçu recebe teatro musical sertanejo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ da Cia Arte das Águas

O espetáculo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é um musical brasileiro de rua que retrata o artista, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá, com seus poderes de cura. A montagem deste espetáculo surgiu como uma celebração ao centenário da cidade de Ibirá, município da Cia Arte das Águas, comemorado em dezembro de 2022.


Com direção geral de Luiz Carlos Laranjeiras, que compartilha a dramaturgia com AntonioBucca, e direção musical de Babaya Morais, a peça visa desmistificar a visão estereotipada do interiorano - muitas vezes citado pejorativamente como jeca, matuto, vagabundo, trapaceiro -, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista do interior paulista. Propõe, portanto, o reconhecimento e a valorização das nossas raízes, do sentir-nos pertencentes a um lugar, a um povo e suas histórias.

 
Junto ao espetáculo, a cidade de Paraguaçu também recebe a oficina “Música, Teatro e Cultura Popular”, com a Cia. Arte das Águas. Partindo de suas experiências na área de preparação vocal para a cena com Babaya Morais e do teatro popular, inspirados nas pesquisas e práticas do mestre e multiartista Luiz Carlos Laranjeiras, integrantes da Cia irão desenvolver, junto aos participantes, um encontro de caráter prático envolvendo jogos, aquecimentos vocais, músicas, danças e teatralidade presentes em manifestações da cultura popular brasileira. 


Além de Paraguaçu, a cia percorre outras cidades com o espetáculo, sendo elas Ibirá, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, Pindamonhangaba e São José dos Campos. O projeto de montagem do espetáculo de rua ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra – Teatro musical sertanejo em uma andança, utopias e uma chegança’ foi contemplado pelo edital de Produção Teatral 01/2021 do ProAC – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e oferece, ainda, 6 atividades formativas online, conduzidas pela equipe de criação e preparação técnica para o espetáculo: Luiz Carlos Laranjeiras, Babaya Morais, Linaldo Telles, Léo Buab e Ana Paula Boy Mendonça, além de Estevam Collar. As atividades são disponibilizadas gratuitamente no canal da Cia. Arte das Águas no YouTube.
 

Sinopse: 
‘Sou Caipira, Ibirá, Pora’ é um musical brasileiro de rua que retrata o artista e a criação, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá, com seus poderes de cura. Uma trupe de artistas chega cantando, tocando, dançando, contando, vivendo e descrevendo histórias e andanças de personagens em busca da criação. 
 

SERVIÇO:
Espetáculo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra – Teatro musical sertanejo em uma andança, utopias e uma chegança’
Data: 13/12
Horário: 20h
Local: Praça José Galhardo - Jardim Panambi
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Gratuito

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

1050 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.