Segurança, Trânsito e Transportes - Quinta-feira, 06 de Abril de 2023

Câmeras de monitoramento reforçam a segurança nas escolas municipais de Paraguaçu Paulista

São mais de mil câmeras instaladas em logradouros públicos.

O ataque a uma escola em Blumenau/SC nesta quarta-feira, dia 5, deixou pais e familiares de estudantes em todo o país preocupados com a questão da segurança nas unidades escolares.

Em Paraguaçu Paulista, a Prefeitura Municipal mantém um amplo sistema de monitoramento, com câmeras instaladas em todas as escolas e creches da Rede Municipal, funcionando 24 horas por dia.

As imagens são acompanhadas e monitoradas por uma equipe do Departamento de Trânsito, Transportes e Segurança, totalmente capacitada para operar o sistema. Todos os registros ficam arquivados pelo período de um mês e são utilizados pelas polícias Civil e Militar, sempre que necessário.

Exemplo disso é o caso ocorrido na Escola Profº Antônio Mazzei no último dia 23 de março. Na ocasião, um homem adentrou a unidade escolar pulando os muros da escola vizinha, a Diva Figueiredo da Silveira (Cene), que fica ao fundo do Mazzei, e em seguida fugiu. As imagens do suspeito foram captadas pelo sistema de monitoramento e o caso é investigado. Além disso, na ocasião, a Guarda Municipal e Polícia Militar foram ao local para atender o caso.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Paraguaçu Paulista, Capitão Milton Lúcio de Carvalho Júnior, o policiamento é ostensivo no município. Ele afirmou que a PM realiza diariamente a ronda escolar na entrada e saída dos estudantes, visando a prevenção de ocorrências.

O Diretor do Departamento de Trânsito, Transportes e Segurança, Valdinei da Fonseca, ressaltou que são mais de mil câmeras instaladas em logradouros públicos.

“Hoje todos os prédios públicos do município são monitorados 24 horas, trazendo segurança não só a área escolar, mas em qualquer setor público do município”, declarou.

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista