Segurança, Trânsito e Transportes - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Prefeitura de Paraguaçu Paulista reforça segurança nas escolas municipais

Rondas ostensivas da Guarda Municipal, Vigias Municipais e Polícia Militar são algumas medidas adotadas.

Prefeitura de Paraguaçu Paulista reforça segurança nas escolas municipais

Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo escolas em todo o país e que tem deixado famílias preocupadas com a integridade dos estudantes, a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista está reforçando a segurança nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, Valdinei da Fonseca, desde a última semana a Central de Monitoramento de Imagens está com seu foco voltado para as escolas, com um profissional acompanhando em tempo real a movimentação nos espaços escolares, visando ações ágeis e preventivas diante de possíveis ocorrências. Em caso de circulação de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar são acionadas imediatamente.

Além disso, segundo Valdinei, os profissionais das unidades escolares estão orientados a manter os portões trancados para controlar o acesso de pessoas ao ambiente escolar.

Ainda conforme o diretor de Segurança, todo o efetivo da Guarda Municipal está sendo deslocado para as rondas e patrulhamentos escolares, assim como vigias municipais que estão reforçando esse atendimento e fiscalização.

Nesta quarta-feira, dia 12, um grupo de pais foi recebido pelo diretor de Segurança e também pelo chefe de gabinete, Líbio Tayette, para falar sobre a preocupação acerca de boatos de um ataque que estaria sendo programado para acontecer em todo o país.

Na ocasião, os pais foram informados sobre as medidas que já estão em vigor e as que vem sendo adotadas pela Administração Municipal, visando a segurança dos estudantes.

Na última terça-feira, dia 11, uma reunião foi realizada na Câmara Municipal, em parceria com o Poder Legislativo e com o Comitê de Prevenção de Violências, e contou com a presença de representantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Na oportunidade, o Sargento Santos, da Polícia Militar, falou aos presentes que a PM também está reforçando as rondas ostensivas nos períodos de entrada e saída de alunos. Além disso, a Polícia Militar disponibilizou um número de telefone fixo, além do telefone de emergência 190, para que em caso de alguma intercorrência, a comunicação com a corporação ocorra de forma imediata, sem passar pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), atualmente situado em Presidente Prudente.

“Nós queremos tranquilizar a população de Paraguaçu Paulista, porque os índices criminais na cidade são baixos e não temos nenhum registro de ataque a nenhuma escola, como vem ocorrendo em outros lugares, além disso, a Polícia Militar está atenta, está fiscalizando”, destacou o Sargento Santos.

“A Administração Municipal entende a preocupação dos pais e por isso estamos sim reforçando essa segurança nas escolas, finalizou Valdinei, diretor de Segurança, Trânsito e Transportes.

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista