Saúde - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado com homenagem a mães doadoras em Paraguaçu Paulista

Atualmente, a cidade tem quatro mães doadoras, que auxiliam no atendimento de bebês internados em UTI Neonatal.

O Departamento Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira, dia 19, uma comemoração especial com mães doadoras de leite humano em Paraguaçu Paulista. Foi servido um café da manhã na Unidade de Atendimento a Mulher, onde funciona o Posto de Coleta de Leite Materno, em celebração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

O evento contou com a presença do prefeito Antian, da primeira-dama, Denise Sasada, do diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, da coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Deise Ramalho, da enfermeira coordenadora do Posto de Coleta, Sandra Regina de Oliveira, da vereadora Vanes Generoso, de duas mães que são doadoras de leite humano e da equipe da Unidade da Mulher, além de pacientes.

Segundo a coordenadora do Posto de Coleta, apenas uma das mães doadoras forneceu leite suficiente para alimentar 280 bebês prematuros internados em UTI Neonatal.

“A importância é auxiliar no aleitamento materno exclusivo e também suprir as UTI’s, porque estava em falta o leite humano e os bebês de UTI não podem ser alimentados com leite de fórmula”, explicou.

Durante a homenagem, o prefeito Antian agradeceu às mamães doadoras pelo carinho e solidariedade. “É um gesto muito abençoado, vocês colaboraram, ajudaram várias crianças, então vocês já são pessoas abençoadas”, ressaltou.

O diretor Egydio destacou a importância da doação e de que forma ela beneficia os bebês prematuros. É fazer o bem, porque 200 ml ajudam 12 crianças prematuras, então é muito bom o que vocês fazem, é uma multiplicação”, destacou.

Atualmente, o Posto de Coleta conta com a colaboração de quatro mães doadoras. Quem quiser se tornar doadora, pode entrar em contato com a equipe do Posto, localizado na Unidade da Mulher.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista