Educação - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

Tem início o Curso Pré-Vestibular EAD gratuito da Unesp em Paraguaçu Paulista

As aulas acontecem na EMEF Coronel Antônio Nogueira (Grupão).

Tem início o Curso Pré-Vestibular EAD gratuito da Unesp em Paraguaçu Paulista

Nesta semana, o Polo Virtual do Curso Pré Universitário da UNESP/Assis iniciou suas atividades no município. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Educação, as salas virtuais estão instaladas na EMEF Coronel Antônio Nogueira (o Grupão). Resultado de uma parceria da UNESP com o CIVAP e os municípios consorciados, entre eles Paraguaçu Paulista, a ação alcança mais de 60 municípios do Estado de São Paulo e está impactando ao mesmo tempo a vida de mais de 1400 pré universitários.

Em Paraguaçu Paulista, quase 50 estudantes aderiram ao projeto pioneiro da UNESP. Maria Eduarda Stella, de 17 anos, pretende cursar biotecnologia e diz estar bastante animada e com muitas expectativas: “Eu achei muito boa essa iniciativa porque nem sempre temos condições de ir a outro município para realizar o cursinho. Além disso, a UNESP é uma faculdade de respeito e eu almejo estudar lá. Acredito que o curso será muito bom. Estou feliz com essa oportunidade’, declarou.
Também Pedro Henrique Ribeiro Pereira, de 17 anos, que busca uma vaga na faculdade de administração, falou que o cursinho vai ajudar e muito na preparação: “Pra mim essa foi uma ótima iniciativa. O cursinho da UNESP vai nos ajudar demais no caminho que pretendemos traçar”, comentou.
Lucas Garcia da Costa Paiva, de 18 anos, que estuda para ingressar no curso de Nutrição ou Desing Gráfico, também aderiu ao cursinho e disse estar confiante de que essa é uma grande oportunidade: “Essa parceria é muito boa e eu deposito muita expectativa nesse curso por ser um polo da UNESP. Acredito que vem somar com o nosso vestibular”, destacou.

A diretora do Departamento de Educação, Paula Renata Bertho, que desde o início acompanha todo o processo de implantação e atendimento no Polo local, reforça que “O município é bem servido de escolas de educação básica, mas faltava um cursinho pré vestibular público e gratuito. Agora, com a parceria do Consórcio, poderemos também preparar nossos estudantes para os exames vestibulares das universidades públicas e particulares. O que estamos vivendo com este projeto é um marco muito importante. A Prefeitura está nos apoiando completamente e oferecendo toda a infraestrutura para que esses quase 50 estudantes realizem o cursinho pré vestibular de uma instituição pública, reconhecida e de qualidade, como a UNESP. Hoje tudo isso ainda é uma iniciativa piloto da Pró Reitoria de Extensão Universitária da UNESP, mas já estamos esperando a continuidade deste trabalho. Que possamos bem formar esta e outras turmas no futuro!", finalizou.

Em cooperação, a Prefeitura do município entra com os equipamentos físicos, infraestrutura e tecnologia. Já as matrículas, o preparo e a condução das aulas são de responsabilidade da UNESP.
De início, Paraguaçu tinha a previsão de 25 vagas. Mas, devido à grande procura, o Prefeito autorizou a implantação de duas salas, totalizando 50 vagas.
Os interessados em ainda se inscrever no Cursinho da UNESP podem se dirigir ao Polo local até a próxima sexta-feira, 26/05. As aulas iniciam às 19h15 e terminam às 21h45.

Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista