Saúde - Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

Departamento de Saúde alerta para acidentes com escorpião em Paraguaçu Paulista

O veneno desse animal pode levar a óbito.

Departamento de Saúde alerta para acidentes com escorpião em Paraguaçu Paulista

Nos primeiros meses de 2023, Paraguaçu Paulista já registrou 38 acidentes com escorpião, sendo que, destes, 6 envolvendo crianças menores de 12 anos.
Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município, que alerta a população sobre o aumento no número de escorpiões em área urbana.
Segundo o Coordenador da Equipe de Combate de Vetores, Josué Campos Sena, limpeza é a chave para evitar a infestação de escorpiões. Telhas, tijolos e madeiras amontoadas, restos de materiais de construção, grama alta e acúmulo de folhas secas, podem abrigar esses animais. Outro ponto importante é a questão do descarte irregular do lixo urbano, já que o município realiza a coleta diária de lixo.
A Vigilância alerta que no caso de acidentes, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro de Paraguaçu. A intervenção médica, com o soro antiescorpiônico, é fundamental caso necessário, principalmente quando envolve crianças, já que o veneno desse animal pode levar a óbito.
A prefeitura faz um apelo a população que não pratique o descarte irregular de materiais e lixo e que também denunciem essa prática. Cuide da sua casa, cuide do seu bairro, cuide da sua cidade.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista