Saúde - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

Posto de Leite Humano de Paraguaçu Paulista atende recém-nascidos na maternidade local

Desde março, já foram mais de 10 mamães que integraram o sistema do Posto de Leite e centenas de bebês atendidos pelo projeto.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Segundo o Coren (SP) um ml (1 ml) já é o suficiente para nutrí-lo cada vez que o bebê for alimentado.

Em Paraguaçu Paulista, o Posto de Coleta de Leite Humano desenvolve um trabalho que tem feito a diferença na vida de muitos bebês com a oferta do alimento, essencial para a sua saúde e desenvolvimento. Inaugurado em março de 2023, o espaço oferece para as mamães nutrizes orientações sobre como realizar a coleta de forma correta, triagem, exames e a entrega de materiais padronizados e devidamente esterilizados.

Todo o material colhido abastece o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis, que fornece o alimento aos recém-nascidos internados na UTI, bem como os bebês prematuros que por alguma razão não conseguem ser amamentados normalmente.

Recentemente, o Posto de Leite Materno de Paraguaçu Paulista realizou uma pactuação com a maternidade local, visando atender aos recém-nascidos com a entrega de leite humano pasteurizado na instituição.

Além disso, a enfermeira Sandra Regina de Oliveira, responsável pelo Posto de Leite, realiza visitas constantemente na maternidade, orientando as mamães sobre a importância do aleitamento materno exclusivo e explicando sobre o Programa de Mães Doadoras de Leite Humano.

“Estamos muito felizes com o trabalho que o Posto de Leite Humano vem desenvolvendo e agradecemos a todas as mamães doadoras, a todas as colaboradoras da Unidade da Mulher e ao Departamento de Saúde por esse projeto”, destacou a enfermeira.

“Queremos também convidar as mamães para que venham conhecer esse projeto e façam parte dessa iniciativa junto com a gente, nos ajudando a levar amor e afeto, em forma de leite, para bebês de nossa cidade e região”, finalizou Sandra.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista