.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde detalhou as vantagens do aleitamento materno e a importância de exames essenciais para o bebê
Em mais uma ação de sua agenda de visitas às unidades de saúde, a equipe do Programa Maternidade Real esteve na manhã desta sexta-feira na Estratégia Saúde da Família (ESF) I Barra Funda. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista e a Santa Casa, tem levado encontros informativos diretamente aos bairros para gestantes e acompanhantes. Aproveitando o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno, as profissionais abordaram as vantagens do aleitamento materno exclusivo. A fonoaudióloga Isabela Le Fosse, a fisioterapeuta Lívia Rebello, e a enfermeira Sandra Regina de Oliveira, que também coordena o Posto de Coleta de Leite Humano, destacaram os benefícios para o desenvolvimento da musculatura facial e da fala do bebê, além do ganho de anticorpos, o que resulta em crianças mais saudáveis.

Sandra ressaltou que o leite da mãe se adapta às necessidades do bebê, tornando-se mais líquido para hidratar no calor ou mais gorduroso no frio. Ela também reforçou a importância da frequência das mamadas para evitar a hipoglicemia, com o bebê se alimentando a cada duas ou três horas no início. Para manter o bebê acordado durante a mamada, ela deu dicas práticas como dar banho ou remover as roupas da criança. A enfermeira ainda orientou sobre como verificar a hidratação do bebê pela quantidade de fraldas molhadas. O encontro também abordou a importância da doação de leite. Sandra falou sobre o Posto de Coleta de Leite Humano e explicou que, quando há sobra de leite, a prioridade é o bebê, mas as mães podem se tornar doadoras e receber o apoio da Secretaria de Saúde com a doação de bombas e frascos de coleta.
Lívia falou sobre as vantagens do aleitamento materno em comparação com a fórmula. “O leite da mãe se adapta à necessidade do bebê. Quando está calor, o leite é mais líquido, para hidratar o bebê, se está frio é mais gorduroso, se o bebê esta doente sai com mais anticorpos”, ressaltou a fisioterapeuta. A fonoaudióloga Isabela Le Fosse explicou a importância do "teste da linguinha", realizado no CEM (Centro de Especialidades Médicas). Ela detalhou como o teste identifica se o bebê tem o freio da língua "preso", que pode atrapalhar a amamentação e causar dor na mãe. Nos casos necessários, a dentista Silvia Cação realiza a cirurgia imediatamente, com o bebê podendo mamar com mais facilidade logo após o procedimento.

As mães e as profissionais puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas, reforçando o objetivo do Maternidade Real de ser um espaço de acolhimento e informação. A equipe de servidores da ESF Barra Funda I proporcionou às pacientes um momento especial, com um "bazar" de doação de roupas de bebê, sorteio de brindes e um delicioso café da manhã, mostrando a dedicação e cuidado dos profissionais com a população. O programa, que agora acontece quinzenalmente, conta com uma equipe que inclui nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, dentista, enfermeira, pediatra, mastologista , ginecologista, equipe da Santa Casa, e diversas outras especializações, que a cada encontro trazem um tema para ser debatido. O programa ainda conta com uma visita à maternidade da Santa Casa, para maior familiaridade das gestantes, e curso de desengasgo, com o Corpo de Bombeiros.

O projeto continuará visitando outras unidades nos próximos dias. Fique atenta à programação:
22/08 (sexta-feira): 13h30 - ESF Jardim das Oliveiras
26/08 (terça-feira): 13h30 - ESF V Antonio Pertinhez
27/08 (quarta-feira): 13h30 - ESF Vila Nova III
A próxima reunião geral do programa está agendada para o dia 2 de setembro, às 9h, na Unidade de Atendimento à Mulher.
Matheus Machado - Secretaria de Saúde
.
.
.
.