Educação - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023

Professores da Educação Municipal participam de formação antirracista

A participação de Paraguaçu Paulista neste evento organizado pela UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação) foi proporcionada pelo Departamento de Educação a um grupo de orientadoras pedagógicas da rede municipal de ensino.

Professores da Educação Municipal participam de formação antirracista

Profissionais da educação de Paraguaçu Paulista participaram, na manhã de sexta-feira (18/08), no Auditório do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, de uma formação sobre o tema do antirracismo.
Na oportunidade, o professor universitário e pesquisador Natanael Santos e o “Quinteto Liberdade, Liberdade” trabalharam as “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”, promovendo conhecimentos significativos sobre as contribuições dos africanos para o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo. De forma interativa, ao longo da exposição, foram destacadas informações importantes e curiosidades, ao mesmo tempo em que se desmistificavam conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade. Além disso, também foram abordados aspectos práticos da Lei Federal 11.645/08, que instituiu o ensino de culturas afro-brasileira e indígena em sala de aula, objetivando informar e educar as novas gerações e formar cidadãos abertos às questões da diversidade e de questões antirracistas.

O palestrante e professor Natanael dos Santos é membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade de Campinas (UNICAMP) e também foi ganhador do prêmio “Leão de Ouro” (Cannes 2019). Sua relevante exposição reuniu educadores e profissionais ligados à cultura e ao desenvolvimento social de diversos municípios da região de Presidente Prudente.

Para a professora Paula Renata Bertho, diretora da Educação Municipal, “Trata-se de uma desafiadora formação que busca favorecer a ressignificação do olhar dos educadores para a equidade racial. No esforço por combater o racismo, precisamos ampliar o debate com propriedade e consistência. E para isso acontecer com qualidade, é imprescindível que os profissionais da rede pública repensemos tópicos importantes que envolvem a rotina da escola. Somos desafiados a todo momento e devemos nos reconstruir. É inevitável não esquecer que as boas práticas sempre devem ser desenvolvidas em sala de aula pelo direito à diversidade étnica”.

Fonte: Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista