.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Saúde - Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Comer de forma saudável pode ser um fator de proteção contra o câncer de mama

“A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce”, orienta a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim


Comer de forma saudável pode ser um fator de proteção contra o câncer de mama

OUTUBRO ROSA

“A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce”, orienta a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

08/10/2018

Muitas pessoas sabem que a boa alimentação é fundamental para manter o peso adequado. Mas você sabia que o câncer de mama também pode ser prevenido comendo de forma saudável? Isso porque, o consumo de alimentos saudáveis ajuda na redução dos fatores de risco - que vão além da hereditariedade. É o que explica o tecnologista da área técnica de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional do Câncer, Fábio Carvalho.

“Existe na população uma ideia de que o câncer é necessariamente hereditário. E a gente já sabe que é possível prevenir por meio de algumas atividades. Dentre elas, alimentação e nutrição. Por exemplo, a obesidade e o sobrepeso após a menopausa, a inatividade física e o consumo de bebida alcoólica são fatores de risco pro câncer de mama. E como fator de proteção então, a gente tem a manutenção do peso corporal adequado e a atividade física”.

De acordo com o INCA, cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável e variada dando preferência ao consumo de frutas, verduras, cereais integrais e feijões, por exemplo. De acordo com Fábio, os alimentos funcionam como fator de proteção. Mas o tecnologista alerta: cuidado. Desconfie se alguém lhe passar uma receita de apenas um alimento capaz de curar ou prevenir o câncer.

“Não existe um alimento milagroso pra prevenir qualquer tipo de câncer: seja o câncer de mama ou outro. Mas existem tipo de alimento que ajudam a prevenir - que a gente chama de alimentos in natura ou minimamente processados. E o que a gente recomenda evitar são os alimentos ultraprocessados - que contém muito sódio, açúcar e sal. Como exemplos de alimentos ultraprocessados, a gente pode colocar suco de caixinha, macarrão instantâneo, biscoitos… Esses alimentos devem ser evitados pensando na perspectiva tanto da prevenção de sobrepeso e obesidade, quanto da prevenção do câncer”.

Em Paraguaçu Paulista, a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, lembra a população da importância da prevenção do câncer. “A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce. Em caso de alterações suspeitas na mama, é essencial buscar o serviço de saúde para investigação”, orientou Cristiane Bonfim.

FOTO:

“A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce”, orienta a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim (Foto Ilustrativa)

226 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.