Saúde - Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018

Hoje é Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias

Hoje, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.

Hoje é Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

04/10/2018

No caso do Agente Comunitário de Saúde, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes.

O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

Já o Agente de Combate às Endemias - ACE - é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível.

Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o Agente de Combate às Endemias também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.

Fotos Ilustrativas