Saúde - Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

No Dia Nacional de Vacinação, queda da cobertura vacinal preocupa

Ao contrário do que acontece em nível nacional, a população de Paraguaçu Paulista tem respondido positivamente a todas as campanhas de vacinação realizadas no município.

No Dia Nacional de Vacinação, queda da cobertura vacinal preocupa

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

17/10/2018

Neste Dia Nacional de Vacinação, celebrado nesta quarta-feira (17), o que chama a atenção na área da saúde é a queda na cobertura vacinal no Brasil, nos últimos dois anos (2016 e 2017), o que acende alerta em função do risco da reintrodução de doenças já eliminadas ou erradicadas no país como a poliomielite, sarampo e rubéola.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados no último dia 11, a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos, de janeiro a agosto de 2018, ainda não é a ideal e gira em torno de 50% e 70%. O órgão federal preconiza a cobertura acima de 90% ou 95%, a depender da vacina. Uma das causas verificadas pelas equipes do Ministério da Saúde para a redução é a desinformação provocada por boatos de que as vacinas não funcionam ou que trazem graves efeitos colaterais.

No entanto, em Paraguaçu Paulista a população tem respondido positivamente a todas as campanhas de vacinação realizadas no município, de acordo com a informação da diretora da Saúde, Cristiane Bonfim. A exemplo disso, na última campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, Paraguaçu Paulista vacinou mais de 100% do público-alvo. “A meta foi atingida no dia 30 de agosto com 100,14% de crianças vacinadas, graças às estratégias executadas por todos os profissionais da Saúde”, informa a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim.

Para a prefeita Almira Garms, o perigo é que a interrupção da vacinação pode provocar a volta ou elevado número de casos de doenças como sarampo, pólio e rubéola, como tem sido identificado em países que estavam livres dessas doenças. “Por isso, a Saúde de Paraguaçu Paulista está sempre vigilante, intensificando campanhas e o trabalho em equipe para manter a vacinação da população em dia”, frisa a prefeita Almira.

Em Paraguaçu Paulista a população tem respondido positivamente a todas as campanhas de vacinação realizadas no município (Foto Ilustrativa)