Saúde - Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019

Prefeitura contrata 20 pessoas para intensificar ações de combate à dengue

A medida é emergencial e somente a colaboração da população garante a cidade livre da doença

Prefeitura contrata 20 pessoas para intensificar ações de combate à dengue

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - William Asaph Yanraphel
(Foto: Depto. de Comunicação)

A prefeitura Almira Garms autorizou a contratação de 20 pessoas com o objetivo de intensificar a força tarefa contra à dengue. Os contratados para as medidas emergenciais irão atuar em ações de nebulização em bairros com maiores focos do mosquito, no entanto, essa é uma ação paliativa.

De acordo com o Coordenador de Controle de Vetores, Josué Campos Sena, é fundamental a colaboração da população nessa luta, pois os maiores focos de dengue não estão em terrenos abandonados, mas na casa de moradores. “É uma chamada para a ação, pois é a prefeitura tem feito tudo o que pode, porém é impressionante o número de focos de dengue que os agentes estão encontrando nas casas. A população precisa acordar.”, explica.

Em menos de dois meses, segundo o departamento de Saúde, Paraguaçu Paulista está em alerta contra à dengue e apresenta mais de 300 notificações de suspeita de dengue e 81 casos confirmados até o momento, com o agravante da circulação do sorotipo 2 da dengue na região, um dos mais agressivos.

Para a diretora do departamento de Saúde, Cristiane Bonfim somente cinco minutos por semana são suficientes para manter a residência livre do mosquito Aedes aegypti. “Se cada um investir apenas 5 minutos por semana na fiscalização do seu terreno e eliminar os focos de dengue teremos a cidade totalmente livre da doença”, garante.

Saiba o que você pode fazer para evitar o mosquito da dengue:

-Tampe os tonéis e caixas d’água;

-Mantenha as calhas sempre limpas;

-Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

-Mantenha lixeiras bem tampadas;

-Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

-Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

-Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

-Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

-Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

-Limpe ralos e canaletas externas;

-Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

-Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

-Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Para mais informações entre em contato com o departamento de Saúde, situado na Rua Maria Paula Gambier Costa, nº. 819 de Segunda a sexta, das 7h30 às 17h ou pelo telefone: (18) 3361-9910.