Saúde - Quinta-feira, 28 de Março de 2019

Saúde de Paraguaçu conclui Conferência Municipal com propostas para etapa regional

A Conferência de Saúde é um espaço de participação de toda população, para discutir a saúde pública no município.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

28/03/2019 - 15h25

Previstas para acontecerem a cada quatro anos, a etapa municipal da Conferência Nacional da Saúde de Paraguaçu Paulista foi realizada no último dia 22 de março e teve como tema “Democracia e Saúde”, a partir do qual foram discutidos os três eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a participação de representantes do governo municipal, de representantes da comunidade e da sociedade civil organizada por meio do Conselho Municipal de Saúde, durante a Conferência foram debatidas e sugeridas propostas para as políticas públicas voltadas para a área da saúde no âmbito municipal. Agora estas propostas serão apresentadas na etapa regional da Conferência da Saúde. Os representantes eleitos para representar Paraguaçu Paulista são:

POPULAÇÃO:

Titular : Claudio Ivan Pereira dos Santos

Suplente: Rosa Bras Quinhoneiro

TRABALHADORES:

Titular: Ana Antonia Ruiz

Suplente: Talita Rodrigues dos Santos

GESTÃO:

Titular: Cátia Cristina Alves Leite Lourencetti

Suplente: Valéria Aparecida Tomazinho Marques

Para a realização da Conferência Municipal foram realizadas as pré conferências nos bairros da cidade, oportunidade para a participação da população. Para a prefeita Almira Garms, a participação social é muito importante, pois é através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. A prefeita chama a atenção para a pouca participação da população, principalmente nas pré conferências.

“As conferências são sumamente importantes. É um espaço democrático onde as pessoas podem falar aquilo que têm ou para reclamação ou sugestão, ou até para elogio se tiver. É o canal apropriado. Infelizmente a maioria da população não percebe isso, a importância da participação popular, prefere ficar no comodismo ou até ficar escondido em redes sociais. Infelizmente, tivemos pouca participação da população nesta Conferência da Saúde, mas o número que temos aqui é de boa qualidade, é representativo por isso. Então, fico muito feliz de ser prefeita em um momento em que podemos, sadiamente, discutir propostas para a saúde”, destacou a prefeita Almira.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, também ressalta que a Conferência de Saúde é um espaço de participação de toda população, para discutir a saúde pública no município.

“Foi nossa nona conferência municipal e, durante uma semana, nós rodamos os bairros porque a Conferência da Saúde é um espaço democrático em que o governo municipal, a comunidade e os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de debaterem a melhoria da saúde. A plenária final foi para votação das propostas levantadas nas pré conferências e que serão levadas para pré conferência regional, depois para a estadual e, por fim, para a nacional, em Brasília, que será em agosto. O que será decidido em nível nacional será com base em tudo o que discutimos aqui, no âmbito municipal”, esclareceu Cristiane Bonfim.

A Conferência Nacional

Como explicou Cristiane Bonfim, o relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde. A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os participantes estão sendo eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.

FOTO 01

A partir da esquerda, a palestrante Isabel Nucci, a diretora municipal de Saúde Cristiane Bonfim, o vice-prefeito Clemente Júnior, a prefeita Almira Garms, a vereadora Neide Teodoro (representando o presidente da Câmara Sérgio Donizete) e o presidente do Conselho Municipal de Saúde José Roberto Ribeiro

FOTO 02

Para a prefeita Almira Garms, a participação social é muito importante, pois é através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde: “Infelizmente a população não compareceu como é necessário, principalmente nas pré conferências” (Fotos: Silvana Paiva)