Saúde - Quinta-feira, 28 de Março de 2019

Saúde municipal promove ações educativas para gestantes

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

28/03/2019 - 15h35

A Saúde de Paraguaçu Paulista promove regularmente ações educativas destinadas às gestantes do município. Nesta semana passada, por exemplo, a ação ocorreu no núcleo de apoio à saúde da família, a ESF Jardim das Oliveiras, e foi destinada às mamães que estão no terceiro e último trimestre de gestação.

No bate-papo com as futuras mamães, as profissionais Thatiana Zandonadi (enfermeira), Tamires Acorsi (médica) e Isabela Paiva (cirurgião dentista) orientaram quanto ao trabalho de parto, quanto aos cuidados no puerpério (pós-parto) tanto da mãe quanto do bebê, falaram sobre amamentação e saúde bucal.

A enfermeira Thatiana Zandonadi relatou que as gestantes do bairro são convidadas a participarem e a presença delas é voluntária. “Agradecemos a presença delas, por terem aceitado nosso convite, é por elas que preparamos as orientações e o café para depois do bate-papo, que é preparado com muito carinho por toda equipe da ESF Jardim das Oliveiras”, destacou Thatiana.

Nesses encontros realizados nas unidades de Saúde de Paraguaçu Paulista, as mães são orientadas sobre os cuidados no período de gestação, sobre a importância do pré-natal, sobre as modificações corporais e emocionais, sobre os sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o recém-nascido, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Saúde em Ação

A Saúde de Paraguaçu Paulista esteve envolvida em diversas atividades nos últimos dias, em uma dinâmica que visa a melhoria contínua do atendimento à população. No último dia 20, o marco foi a expansão do serviço da Saúde com o início do trabalho da equipe de saúde bucal da ESF Jardim das Oliveira, além da entrega de um tablet para agilizar o trabalho dos agentes de saúde.

No dia 21, entre as 8 e 16 horas, o ônibus de prevenção de colo de útero deu atendimento na Unidade da Mulher de Paraguaçu Paulista. No mesmo dia, às 9 horas, foi feita a entrega da reforma da ESF Barra Funda II, naquele bairro. Para encerrar a semana, no dia 22, foi realizada a Conferência Municipal da Saúde (veja matéria à parte).

FOTO 01

A partir da esquerda, Isabela Paiva (cirurgião dentista), Tamires Acorsi (médica), Thatiana Zandonadi (enfermeira) e parte das mães que participaram do grupo de gestantes

FOTO 02

FOTO 03