Saúde - Sexta-feira, 03 de Maio de 2019

Este sábado, 4 de maio, é DIA D de vacinação contra a gripe

“A vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites”, explica a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim.

Este sábado, 4 de maio, é DIA D de vacinação contra a gripe

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

03/05/2019 – 13h45

Neste sábado, dia 4 de maio, ocorrerá o “Dia D” de Vacinação Contra a Gripe, quando os postos de saúde funcionarão das 8 horas às 16 horas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 10 de abril, em parceria com os municípios, e prossegue até o dia 31 de maio.

A expectativa dos governos federal, estadual e municipal é imunizar 90% da população-alvo como idosos (pessoas com 60 anos ou mais); crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos de idade; profissionais de saúde; gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto), além de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim, “a vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites”, explica.

A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Conforme preconiza o governo federal, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no país. Em 2019, até 3 de abril, foram 27 casos e nenhum óbito. No ano passado, foram notificados 2.568 casos de SRAG no Estado de São Paulo relacionados ao vírus Influenza, causador de gripes, e 581 óbitos.

DIVULGAÇÃO