Saúde - Segunda-feira, 03 de Junho de 2019

Na luta contra o tabagismo, UBS Barra Funda VII apresenta peça de teatro na EMEF Sidney Salomão

Com o tema “Sitio do Pica Pau Amarelo – Como o Saci Perdeu a Perna?”, a apresentação aconteceu também na EMEI Dona Eleonor.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

03/06/2019 – 15h20

P ara marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, a Unidade de Saúde Barra Funda VII enfatizou o assunto com a apresentação de uma peça de teatro na EMEF Sidney Gomes Salomão com o tema “Sitio do Pica Pau Amarelo – Como o Saci Perdeu a Perna?”

De acordo com a informação da enfermeira chefe da Unidade, Verena Katriana Nóbrega, a EMEF Sidney foi escolhida por fazer parte do território do Programa ESF – Estratégia Saúde da Família da UBS VII, da Barra Funda. “No entanto, faremos apresentações também na EMEI Dona Eleonor Mendes de Barros, pois as crianças são os maiores multiplicadores que nos ajudam muito nas ações de prevenção”, destacou a enfermeira Verena.
O elenco da peça teatral Sitio do Pica Pau Amarelo – Como o Saci Perdeu a Perna? É formado por Antonio Carlos de lima( Tio Barnabé), Augusto Fúrio Balula (Saci), Cláudia Casanova (Bruxa Kika), Josiane Barbosa (Bruxa Kuka), Ivete Gobeti(Bruxa Keka), Daniela Pedroso de Jesus (Médica), Maria Neuza Alves Costa (Tia Nastácia) e Juliana Carvalho (narradora).
Dia Mundial Sem Tabaco 2019

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco deste ano, lembrada em 31 de maio último, com o tema “Importe-se com alguém além de você’’, teve o objetivo de alertar quais são os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo, e visa aumentar a atenção para:

- Os riscos do tabagismo ativo e do fumo passivo.

- Os danos do fumo para a saúde pulmonar.

- A magnitude de doenças e causas de morte em todo o mundo relacionadas ao tabaco, incluindo câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas.

- As evidências da relação entre o tabagismo e as mortes por tuberculose.

- As implicações do fumo passivo para a saúde pulmonar em diferentes faixas etárias.

- A importância de manter a saúde pulmonar para a saúde de todo o organismo, para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

- As alternativas existentes para atingir o público de interesse e os governantes, defendendo as políticas de controle do tabagismo e melhorando a saúde pulmonar da população.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

FOTOS:

A Unidade de Saúde Barra Funda VII marcou o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, com a apresentação de uma peça de teatro na EMEF Sidney Gomes Salomão com o tema “Sitio do Pica Pau Amarelo – Como o Saci Perdeu a Perna?” (Fotos: Verena Katriana Nóbrega/Cedidas)