Saúde - Segunda-feira, 15 de Julho de 2019

Trabalho em terapia nutricional de Paraguaçu é apresentando em Brasília

Saúde de Paraguaçu concorreu com mais de 900 trabalhos inscritos e ficou entre os 67 trabalhos selecionados para a apresentação na “16ª mostra Nacional Brasil: aqui tem SUS”.

Trabalho em terapia nutricional de Paraguaçu é apresentando em Brasília

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

15/07/2019 – 09h35

Um trabalho de avaliação e acompanhamento do estado nutricional de pacientes em terapia nutricional via oral e enteral, atendidos na rede de saúde de Paraguaçu Paulista, foi selecionado para a apresentação na “16ª Mostra Nacional Brasil: Aqui Tem SUS”, realizada durante o 33º CONGRESSO CONASEMS, ocorrido no dia 2 de julho, em Brasília (DF), e que contou com 500 trabalhos inscritos selecionados em todas as regiões do país.

De autoria da nutricionista Talita Rodrigues dos Santos (autora principal), da assistente social Geisamara Vieira dos Santos e da diretora Cristiane Bonfim de Lima Gomes, todas atuantes na saúde de Paraguaçu Paulista, o trabalho foi selecionado, em uma primeira etapa, para apresentação na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do estado de São Paulo, ocorrido em março em Águas de Lindoia (SP).

Na ocasião, a apresentação foi feita pela autora principal Talita Rodrigues dos Santos, diante de mais de 900 trabalhos inscritos para essa mostra. Destes, Paraguaçu Paulista ficou entre os 67 trabalhos selecionados para a apresentação na “16ª mostra Nacional Brasil: aqui tem SUS”, realizada durante o 33º CONGRESSO CONASEMS, ocorrido no último dia 2, em Brasília.

Na capital federal, a nutricionista Talita Rodrigues dos Santos contou que foram 500 trabalhos inscritos, selecionados em todas as regiões do país. A autora principal dessa avaliação e acompanhamento do estado nutricional de pacientes em terapia nutricional via oral e enteral da saúde de Paraguaçu, relata como foi a experiência. “Foi um momento fantástico, o de poder apresentar e representar o município de Paraguaçu Paulista em um evento tão grandioso e marcado pela troca de experiências exitosas dos trabalhadores no SUS. Isso mostra que o SUS está vivo, por isso nos sentimos gratas, tanto pelo resultado do nosso trabalho no município como pelo apoio que recebemos da gestão local em saúde”, afirmou Talita Rodrigues dos Santos.

Em Brasília, as apresentações eram realizadas em salas determinadas, e contava com um grupo de avaliadores, com publico de diversas regiões do país.

O trabalho

Avaliação e acompanhamento do estado nutricional de pacientes em terapia nutricional via oral e enteral, atendidos na rede de saúde do Município de Paraguaçu Paulista-SP.

Autoras: Talita Rodrigues dos Santos (nutricionista)

Geisamara Vieira dos Santos (Assistente Social)

Cristiane Bonfim de Lima Gomes (Gestora de Saúde)

Resumo do trabalho:

A avaliação nutricional é um método de diagnóstico nutricional, que considera diversas análises: física, bioquímica, dietética e antropométrica e possibilita identificar distúrbios nutricionais, como a desnutrição, e propor uma intervenção assertiva, podendo utilizar da terapia nutricional TN via oral ou enteral, para melhora do estado nutricional.

Durante os anos de 2017 e em seguida 2018, foi desenvolvido um trabalho observacional dos pacientes em TN, atendidos na rede de saúde do Município de Paraguaçu Paulista-SP, através das avaliações e acompanhamentos nutricionais. Este trabalho, visou realizar a avaliação e acompanhamento de todos pacientes com prescrição de TN, coletando os dados nutricionais do paciente e compilando e planilhas de cálculo, para posterior análise, visando propor readequação nos protocolos de dietas enterais e suplementos, orientações nutricionais específicas aos familiares e cuidadores, garantindo assertividade na prescrição, distribuição e consumo das dietas enterais e suplementos, com o objetivo de melhorar o estado nutricional dos pacientes e a qualidade de vida, consequentemente reduzindo os gastos em saúde.

Com o resultado da análise em 2017, foi identificado um número expressivo de paciente desnutridos em TN, sendo aproximadamente 63%, e altos gastos na aquisição de produtos para terapia nutricional, assim essa primeira análise possibilitou ações nutricionais importantes, como adequação nos protocolos de dietas enterais e suplementos, treinamentos das equipes de saúde com apoio dos fornecedores, sobre TN, mapeamento das condições clínicas dos pacientes, orientações dos cuidadores e familiares, garantindo melhor adequação na prescrição, distribuição e consumo dos produtos de dieta enterais e suplementos. Em 2018 foi notado que durante os acompanhamentos foi reduzido a desnutrição para 57%, e reduzido os gastos com suplementos e dietas enterais em aproximadamente 23 mil reais, comparando com o período de julho a dezembro de 2017, mostrando a importância da correta prescrição da TN, com auxílio de planos alimentares adequados, assim como as orientações nutricionais, para melhora do estado nutricional e na qualidade de vida do paciente, consequentemente reduzindo os gastos na saúde.

Mais informações sobre os resultados do trabalho desenvolvido podem ser observadas em:

https://www.conasems.org.br/brasil_aqui_tem_sus/cosems-de-24-estados-realizaram-mostras-de-experiencias-exitosas/ e http://www.cosemssp.org.br/congresso/congresso-2019/trabalho-mostra/

FOTO CAPA

A nutricionista Talita Rodrigues dos Santos é a autora principal do trabalho da Saúde de Paraguaçu que concorreu com mais de 900 trabalhos inscritos e ficou entre os 67 trabalhos selecionados para a apresentação na “16ª mostra Nacional Brasil: aqui tem SUS” (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)

FOTO 01