Saúde - Quinta-feira, 25 de Julho de 2019

Sem registro de surto, sarampo tem vacinação de rotina nas UBS de Paraguaçu

“Aqui em Paraguaçu, não há necessidade de antecipação de um plano de ações de prevenção ao sarampo”, afirmou a diretora de Saúde Cristiane Bonfim.

Sem registro de surto, sarampo tem vacinação de rotina nas UBS de Paraguaçu

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

25/07/2019 – 10h45

Alguns municípios do estado de São Paulo estão vivendo um surto de sarampo. Só este ano, já foram contabilizados 484 casos. A maioria dos registros de sarampo está localizada na capital paulista, com 363 casos. Em seguida, vem a cidade de Santos, com 23 casos, Guarulhos, com 18, Santo André, com 17, e São Bernardo do Campo, com 12.
Em Paraguaçu Paulista não há registro de surto de sarampo, de acordo com a informação do Departamento Municipal de Saúde. A diretora Cristiane Bonfim esclarece que a campanha de vacinação contra a doença está sendo feita de forma emergencial apenas nos municípios onde há registro de surto de sarampo.
“Não é o caso de Paraguaçu Paulista, essa é uma estratégia de vacinação para que se possa reduzir o número de casos que vem ocorrendo na Grande São Paulo, por exemplo. Aqui em Paraguaçu, não há necessidade de antecipação de um plano de ações de prevenção ao sarampo. Temos nas Unidades Básicas de Saúde a vacina de rotina, a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela é oferecida gratuitamente durante todo ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para crianças de até 12 meses, que devem tomar outra dose de reforço a partir dos 15 meses de idade”, destacou Cristiane.

Para evitar a doença, a diretora de Saúde reforça que é importante os pais ou responsáveis seguirem o calendário de vacinação da criança. “O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente”, informou Cristiane Bonfim acrescentando que, depois de vacinada, a criança estará imunizada para o resto da vida.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação 2019 será realizada em Paraguaçu Paulista no mês de outubro, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. O período será de 7 a 25 de outubro de 2019, tendo o seu DIA D no sábado, 19.

A imunização é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, e a campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Paraguaçu Paulista.

FOTO 01

A tríplice viral é a vacina de rotina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela é oferecida gratuitamente durante todo ano pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde de Paraguaçu Paulista e é indicada para crianças de até 12 meses, que devem tomar outra dose de reforço a partir dos 15 meses de idade (Foto Ilustrativa)

FOTO 02

“O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente”, informou a diretora de Saúde Cristiane Bonfim acrescentando que, depois de vacinada, a criança estará imunizada para o resto da vida