Saúde - Quinta-feira, 25 de Julho de 2019

Na luta contra as hepatites virais, Saúde de Paraguaçu realiza campanha Julho Amarelo

Todas as unidades de saúde de Paraguaçu Paulista estão realizando o teste rápido, na população acima de 40 anos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

25/07/2019 – 15h45

Até o dia 31 de julho, o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, está promovendo a campanha Julho Amarelo em todas as unidades básicas de saúde do município.

O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais B/C. “Todas as unidades de saúde de Paraguaçu Paulista estão realizando o teste rápido, na população acima de 40 anos, que são as pessoas que se submeteram a procedimentos dentários, cirurgias, injeções nas décadas de 70 e 80, devido à suscetividade do vírus”, informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Gisele de Oliveira.

Aos interessados, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer o teste. “Orientamos que as pessoas aproveitem a oportunidade e levem a caderneta de vacinação para atualizar a vacina de Hepatite B e as outras do calendário de imunização”, orientou Gisele.

Alerta

Nas vésperas do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, o Ministério da Saúde alerta para a importância do diagnóstico e tratamento da doença. Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da Hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.

Desde janeiro deste ano, foram enviados para todos os estados 24 mil tratamentos completos para hepatite C. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas com infecção pelo vírus C sejam tratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda neste ano.

O cantor Michel Teló, embaixador do Movimento Vacina Brasil, deixou um recado sobre a importância da vacinação. “O meu pai teve problema de paralisia infantil porque não foi vacinado corretamente contra a pólio. Eu tenho esse exemplo dentro de casa. Então, eu sei o quanto é importante a vacinação. Eu quero deixar aqui o meu apelo e convidar a todos os pais do nosso país, a levarem a sério essa questão da vacinação dos seus filhos. A gente precisa às vezes deixar de fazer algo para levar os nossos filhos para se vacinar. Isso é importantíssimo para a saúde deles, para a prevenção de doenças. Esse mês de julho é o mês amarelo e estamos convidando toda a população para lutar contra a hepatite e se prevenir contra a doença”, alertou o cantor Michel Teló.

Para incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento da doença, em outubro de 2017, o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios pactuaram o plano de eliminação da hepatite C até 2030. Anualmente, o Ministério da Saúde envia aos estados cerca de nove milhões de testes rápidos para o diagnóstico desta condição.

FOTO 01

“Esse mês de julho é o mês amarelo e estamos convidando toda a população para lutar contra a hepatite e se prevenir contra a doença”, alertou o cantor Michel Teló que é embaixador do Movimento Vacina Brasil (Foto: Agência Brasil/Reprodução)