Saúde - Terça-feira, 30 de Julho de 2019

Vacinação contra raiva prossegue até sexta, no portão lateral do Departamento de Saúde de Paraguaçu

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

30/07/2019 – 16h30

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos, em Paraguaçu Paulista, terá prosseguimento até a próxima sexta-feira, dia 2 de agosto.

Nestes três dias, a equipe da Vigilância Sanitária da Prefeitura atenderá a população no Departamento de Saúde, à Rua Maria Paula Gambier Costa, no centro da cidade, no portão lateral do prédio, das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 16h30.
De acordo com a informação da médica veterinária e coordenadora da Vigilância Sanitária, Iraciana Messias de Paiva, por meio da Campanha que teve início no dia 15 de julho, foram vacinados 6.578 cães e 1.155 gatos, num total 7.733 animais entre as Zonas Rural e Urbana. “Até a sexta-feira, para quando prorrogamos a vacinação, deveremos chegar aos oito mil animais vacinados para o quê contamos com participação da população. É a oportunidade para aqueles que não conseguiram ainda vacinar seu bichinho de estimação, ir até o portão lateral do Departamento de Saúde e aderir à campanha”, destacou Iraciana.

A médica veterinária orienta que, na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira.

No dia da vacinação:

- Os animais devem ser conduzidos por pessoas adultas. Evitar que os animais sejam levados por crianças para não correr o risco de acidentes;

- Gatos: leve seu gato ao local de vacinação em sacolas, bolsas de lona, carrinho de feira ou caixas de transporte;

- Cães dóceis devem ser levados aos postos de vacinação com coleiras, guias ou cordas amarradas com um dedo de folga, para que possam ser bem contidos. Devem ser conduzidos por pessoas que possam controlá-los;

- Cães bravos devem usar focinheira e guia curta (conforme regulamentação em legislação estadual), para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas. Devem ser conduzidos por pessoas que possam controlá-los;

- É importante levar a carteira de vacinação do animal. Se perdeu a caderneta será fornecida uma outra;

- As seringas e agulhas utilizadas são descartáveis e a vacinação é gratuita.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

- No caso de mordedura, lavar o ferimento com água e sabão e procurar o serviço de saúde, pois a equipe fará avaliação individual de cada caso;

- Identifique o animal agressor e seu proprietário;

- Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias.

FOTOS:

A Campanha de Vacinação contra a Raiva, que teve início no dia 15 de julho, pela Vigilância Sanitária do Departamento de Saúde, vacinou 6.578 cães e 1.155 gatos, num total 7.733 animais entre as Zonas Rural e Urbana, em dados registrados até o dia 31 de julho (Fotos: Vigilância Sanitária/Cedidas)