Saúde - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019

Saúde de Paraguaçu se prepara para implantação do sistema CROSS

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

02/08/2019 – 17h20

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista está implementando ações para a implantação do sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, no município.

Nesta sexta-feira (2), 20 profissionais da Saúde de Paraguaçu participaram de um treinamento em Bastos, município onde o istema CROSS foi implantado recentemente e está em funcionamento. “Bastos tem uma experiência exitosa na implantação do sistema CROSS e parte da nossa equipe de Saúde foi até lá para conhecer esse trabalho, pois em breve o sistema será implanto em Paraguaçu Paulista”, informou a diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim.

Segundo a diretora Cristiane, o CROSS é uma importante ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, que tem como objetivo viabilizar o acesso do cidadão ao serviço de saúde mais adequado à necessidade e no tempo oportuno, e assim melhorar a qualidade de atendimento aos munícipes.

O sistema de agendamento da CROSS tem como objetivo a distribuição adequada dos pacientes para as vagas de atendimento na área ambulatorial (Especialidades).

“Com a implantação do CROSS, teremos a qualificação das informações para análise e melhorar a compreensão de importantes intercorrências de saúde, assim subsidiar tomada de decisões, permitindo dessa maneira a efetiva melhora no processo de regulação do acesso”, esclareceu Cristiane.

“Foi muito importante esse aprendizado para a nossa equipe que, agora, vai multiplicar as informações para toda a rede municipal de Saúde. Tivemos essa oportunidade de aprendizado graças à atenção da secretária de Saúde de Bastos, Amanda Ramos Berti Guilhen Calvo, que disponibilizou sua equipe para ensinar nossos profissionais”, agradeceu Cristiane Bonfim.

A CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) é uma plataforma eletrônica que tem finalidade de operacionalizar as ações e acompanhamentos por meio de um sistema que dá visibilidade a toda rede de saúde. Em uma primeira etapa, os usuários da rede terão que inserir os dados de cada unidade de Saúde, mantendo-os sempre atualizados.

“Com essa informatização dos dados da rede municipal de Saúde, todas as informações estarão armazenadas em um mesmo ambiente, o que possibilitará que a unidade faça uma melhor gestão da oferta recebida. O trabalho também fica mais transparente, pois a unidade mostra por meio das agendas, tudo que oferta, inclusive fila de espera e prioridade. Outro fato importante é que poderemos evitar a duplicidade de agendamento junto à população, no caso daqueles que passam por mais uma unidade de saúde requerendo consultas e exames em locais diferentes ao mesmo tempo, tirando a oportunidade que poderia ser dada a outra pessoa”, explicou Cristiane Bonfim.

FOTOS:

Nesta sexta-feira, 20 profissionais da Saúde de Paraguaçu participaram de um treinamento em Bastos, município onde o sistema CROSS foi implantado recentemente e está em funcionamento (Fotos: Depto. Saúde/Cedidas)