Saúde - Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Saúde de Paraguaçu promove treinamento sobre a linha de sobrepeso e obesidade

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

23/08/2019 – 17h00

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista promoveu no último dia 21, o treinamento sobre o protocolo da linha de cuidado sobrepeso e obesidade, criado pelo Ministério da Saúde, e aderido pelo município.

O treinamento foi conduzido pela articuladora Isabel Stefano, do Ministério da Saúde e da Regional de Saúde de Marília, da qual Paraguaçu faz parte, e pela nutricionista do município Talita Rodrigues dos Santos.

O treinamento teve a participação de mais de 40 profissionais da Saúde municipal, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, agentes de saúde, assistentes sociais, educadores físicos. Teve ainda a participação da coordenadora da linha de sobrepeso e obesidade de Lutécia, Juliana Carvalho, e da psicóloga Elisa Maria Lopes, município onde já foi realizada a implantação da linha de cuidado.

A nutricionista Talita Rodrigues dos Santos informou que a experiência “obteve grande sucesso em Lutécia e a equipe veio para contar como foi a implantação”. Ela crescentou que a paciente de Lutécia, Erika Tatiane Ferreti, que realizou a cirurgia há duas semanas, também veio para dar seu testemunho.

De acordo com a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim, a linha de cuidado é uma estratégia do Ministério da Saúde para promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com sobrepeso e obesidade. “O objetivo é o de fortalecer e qualificar a atenção à pessoa com esta doença, por meio da integralidade de longitudinalidade do cuidado em todos os pontos de atenção”, afirmou Cristiane.

Está linha foi criada em 2016 e, durante todo o ano de 2017, os municípios pertencentes à Regional de Saúde de Marília, poderiam aderir ou não. Em Paraguaçu Paulista a decisão da administração municipal foi pela adesão da linha de cuidado, tendo todo o suporte necessário de treinamento, realizado pela Regional de Saúde, durante os anos de 2017 e 2018.

Isabel Stefano, destacou que o sobrepeso e obesidade vem crescendo muito no país, inclusive na região de Paraguaçu Paulista. “A linha de cuidado sobrepeso e obesidade se faz extremamente necessária para o combate dessa doença”, salientou Isabel da Regional de Marília.

Ela informou que os municípios que fizeram a adesão à linha de cuidado, estão tendo vários benefícios no desenvolvimento de ações para promoção da reeducação alimentar e da atividade física, inclusive o encaminhamento de pacientes para cirurgia bariátrica e cirurgia reparadora, para aqueles indivíduos que perderam muito peso com a reeducação alimentar ou com cirurgia. “É necessário o suporte de uma equipe multidisciplinar, que vai auxiliar o paciente com a doença na perda de peso saudável e manutenção e, em seguida, nos casos necessários, encaminhamento para cirurgia. Essa equipe inclui nutricionista, psicólogo, médico, enfermeiro, agente de saúde, educadores físicos e fisioterapeutas”, informou Isabel Stefano.

Em Paraguaçu Paulista, todos os profissionais das unidades já receberam o treinamento para acolhimento dos pacientes com sobrepeso e obesidade e do protocolo da linha de cuidado. Hoje o município conta com uma equipe multidisciplinar da linha de cuidado, formada pelas nutricionistas Talita Rodrigues dos Santos e Roberta Freitas Cação, do educador físico Jurandir Francisco dos Santos, da psicóloga Aparecida Rodrigues Silva de Oliveira, da agente de Saúde Gláucia da Silva Fiorucci, da enfermeira Flávia Cardoso Nardo Embriane, além dos fisioterapeutas e médicos das Unidades de Saúde. “Para fazer parte da linha de cuidado, os pacientes devem estar motivados à mudança de hábitos alimentares e estilo de vida e procurar o agente de saúde do seu bairro ou unidade, para realizar o preenchimento do formulário de estratificação”, salienta a diretora Cristiane.

O paciente passará primeiro por orientações em grupo com a equipe multidisciplinar e, em seguida, será acompanhado por psicólogo e nutricionista, para a perda de peso necessária, conforme protocolo da linha de sobrepeso e obesidade.

A nutricionista Talita Rodrigues dos Santos afirma que o processo de reeducação alimentar é necessário para que a perda de peso seja saudável e duradoura e que o paciente deve estar motivado a querer buscar essa forma de tratamento. “Assim, o apoio de outros profissionais fortalecerá essa decisão do paciente, que contribuirá também para a formação de um estilo de vida mais saudável e redução ou controle das doenças cronicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, dislipidemia”, pontua.

A diretora Cristiane, por ocasião do treinamento, elogiou a iniciativa e parabenizou as equipes de Saúde, agradeceu as técnicas pela realização da oficina e em especial à articuladora Isabel Stefano, da Regional de Saúde de Marília, “pela disponibilidade e carinho em estar presente contribuindo para formação dos profissionais do SUS”.

FOTO 01

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista promoveu no último dia 21, o treinamento sobre o protocolo da linha de cuidado sobrepeso e obesidade, criado pelo Ministério da Saúde, e aderido pelo município (Fotos: Depto. Saúde/Cedidas)

FOTO 02

O treinamento teve a participação de mais de 40 profissionais da Saúde municipal, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, agentes de saúde, assistentes sociais, educadores físicos (Fotos: Depto. Saúde/Cedidas)