Saúde - Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019

AGOSTO DOURADO: UBS VII da Barra Funda promove palestra sobre a importância da amamentação

“Amamentar é um ato de amor”, afirma a enfermeira responsável pela Unidade, Verena Katriana Nóbrega.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

28/08/2019 – 11h30

Incentivar e estimular a amamentação são os objetivos do mês intitulado Agosto Dourado e a Unidade Básica de Saúde VII, do bairro Barra Funda de Paraguaçu Paulista, promoveu uma palestra sobre a importância desse “ato de amor”, conforme definiu a enfermeira responsável pela unidade, Verena Katriana Nóbrega.

“Amamentar é um ato de amor. A psicóloga Aparecida Rodrigues Silva de Oliveira e a médica da família Vivian Reis Morales, abordaram o tema junto aos usuários da UBS VII, nesta quarta-feira”, informa Verena.

Além da atividade na UBS VII, O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista organizou uma programação realizada durante o mês de agosto, por meio de ações nas unidades de saúde e na Unidade da Mulher, onde está instalado o Posto de Coleta "Gotas de Amor".

“Os profissionais da Saúde atuaram durante todo o Agosto Dourado junto à população, para conscientizar sobre a importância de oferecer ao bebê o leite materno durante os primeiros anos de vida da criança”, destaca a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim.

“Para o fortalecimento da amamentação é indispensável que a família e a comunidade apoiem. A amamentação é responsabilidade de todos, pois significa saúde para todas as crianças, através do acesso da primeira e melhor alimentação”, disse a diretora.

Campanha Agosto Dourado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição.

Com a campanha Agosto Dourado que, em 2019, promove a amamentação no Brasil com base no slogan "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!", o objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. “Os familiares podem ajudar na amamentação ao criar um ambiente que permita à mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade”, aponta a diretora Cristiane Bonfim.

FOTOS:

UBS VII da Barra Funda promove palestra sobre a importância da amamentação (Fotos: Verena Katriana Nóbrega/Cedidas)