Saúde - Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

DIA D de vacinação contra sarampo será neste sábado, em Paraguaçu

Sete unidades de Saúde do município atenderão o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo.

DIA D de vacinação contra sarampo será neste sábado, em Paraguaçu

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu

18/10/2019 – 15h55

O Dia “D” de mobilização contra o sarampo será realizado pelo Departamento de Saúde em Paraguaçu Paulista, neste sábado, entre as 8 e 16 horas. Sete unidades de Saúde do município atenderão o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, que são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Em Paraguaçu Paulista, a unidades de Saúde que estarão abertas neste sábado são:

- ESF BARRA FUNDA 7 (RUA CASTRO ALVES,470);

- ESF VILA NOVA 6 (RUA FRANCISCO DA CRUZ CAMBRAIA, 520);

- ESF JARDIM DAS OLIVEIRAS 8 (AV. HUGO SIMONETTI, SN);

- CEM CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (RUA PEDRO DE TOLEDO, 511);

- UBS POPULAR (RUA PIAUÍ, 191);

- ESF ROSETA (RUA MANOEL BARBOSA DA CRUZ, SN) e

- ESF CONCEIÇÃO DE MONTE ALEGRE (PRAÇA AMADEU GIANNASI, SN).

VACINAR É URGENTE

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.

As crianças menores de um ano apresentam incidência de 106,1/100.000 habitantes, número 12 vezes superior ao registrado na população geral (8,5/100.000), seguido pelas crianças de 1 a 4 anos (23,8/100.00), o que confirma essas faixas etárias como as mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior. Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios.

Para viabilizar o ‘Dia D’, além de manter a vacina de rotina nos postos de saúde e fazer bloqueio vacinal, o Ministério da Saúde adquiriu este ano 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, representando a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

ATÉ 25 DE OUTUBRO

Em Paraguaçu Paulista, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo 2019 prossegue até o dia 25 de outubro, próxima sexta-feira, independentemente do Dia D que será realizado neste sábado, dia 19.

De acordo com a informação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira, o objetivo da campanha é avaliar a situação vacinal do público-alvo formado pelas crianças de 6 meses a menores de 5 anos e completar a vacinação contra o sarampo, caso necessário.

“Porém, alertamos que toda população com idade entre 6 meses e 59 anos deve tomar de duas a uma dose da vacina contra o sarampo. Dependendo da idade, se tiver dúvida ou se perdeu a carteira de vacinação, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para podermos orientar”, alertou a coordenadora Gisele de Oliveira.

DIVULGAÇÃO