Saúde - Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL

Saúde promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina

NOVEMBRO AZUL

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

22/11/2019 – 16h40

Durante o mês de novembro, o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista está desenvolvendo diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem. Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.

As atividades do Novembro Azul nas Unidades de Saúde de Paraguaçu Paulista tem o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, explica que apesar de a campanha ter uma abordagem centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

“Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde de forma integral”, esclarece Cristiane.

Ela informa que, além das atividades desenvolvidas como palestras orientativas por exemplo, os homens estão sendo estimulados à prevenção de doenças e orientados a procurar os serviços de saúde para receber cuidados em todos os aspectos.

“O profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV. Orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas, se existe algum sofrimento psíquico, até mesmo pela dependência de alguma substância química, para que seja tratado corretamente”, complementa a diretora.

Das palestras realizadas nas unidades, a médica Thamires Arcoce de Lima foi quem deu as orientações na ESF do Jardim das Oliveiras VIII; o doutor Geraldo Rodrigues proferiu a palestra na da ESF Barra Funda 1; e o doutor Marcos Rogério Murashita na ESF da Vila Nova.

FOTOS:

Em Paraguaçu Paulista, os homens estão sendo estimulados à prevenção de doenças e orientados a procurar os serviços de saúde para receber cuidados em todos os aspectos. Das palestras realizadas nas unidades, a médica Thamires Arcoce de Lima foi quem deu as orientações na ESF do Jardim das Oliveiras VIII; o doutor Geraldo Rodrigues proferiu a palestra na da ESF Barra Funda 1; e o doutor Marcos Rogério Murashita na ESF da Vila Nova (Fotos: Depto. Saúde/Cedidas)