Saúde - Terça-feira, 26 de Novembro de 2019

Carreta da mamografia estará em Paraguaçu de 2 a 7 de dezembro

O serviço-móvel da Secretaria da Saúde, em parceria com o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, oferece mamografia gratuita.

Carreta da mamografia estará em Paraguaçu de 2 a 7 de dezembro

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

26/11/2019 – 13h05

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, atenderá em Paraguaçu Paulista entre os dias 2 e 7 de dezembro, entre a segunda-feira e o sábado da próxima semana.

Os horários de atendimento serão: no dia 2, segunda-feira, a partir das 13 horas, com distribuição de 20 senhas; de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7, das 9 às 13 horas, com a distribuição de 20 senhas.

O serviço-móvel oferece mamografia gratuita, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e com a apresentação de pedido médico para mulheres entre 39 e 49 anos.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva, no caso das mulheres mais jovens é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular. “Já as mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas RG e o cartão SUS”, orientou Renata.

Ela informou também que não haverá agendamento prévio e que o atendimento será por meio de demanda espontânea e distribuição de senhas, nos dias em que a carreta do Programa “Mulheres de Peito” estará em Paraguaçu Paulista.

A diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim afirmou que iniciativa da Secretaria, com apoio do Departamento de Saúde, tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Temos que trabalhar a prevenção, pois o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo”, alertou Cristiane.

As imagens captadas pelos mamógrafos da carreta do Programa “Mulheres de Peito” são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. “O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento”, informou a diretora Cristiane Bonfim.

Caso seja detectado algum problema, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual.

FOTO:

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, atenderá em Paraguaçu Paulista entre os dias 2 e 7 de dezembro, na esquina do CEM (Foto: Depto. Saúde/Divulgação)