Saúde - Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020

CAPS de Paraguaçu promove roda de conversa em favor da saúde mental

A atividade foi em menção ao Janeiro Branco, projeto anual que tem o principal objetivo de discutir o tema em todos os aspectos da vida e mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

CAPS de Paraguaçu promove roda de conversa em favor da saúde mental

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

05/02/2020 – 11h05

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – de Paraguaçu Paulista realizou, no dia 31 de janeiro, uma Roda de Conversa em menção ao "Janeiro Branco", campanha que objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

A assistente social e coordenadora do CAPS, Alessandra Santana Villarino de Castro, esclareceu que o objetivo da atividade foi o de mudar a compreensão acerca da saúde mental, tão cercada de preconceitos. “Nossa intenção foi a de que as pessoas compreendam melhor esse tema tão cheio de tabus, além de promover mais possibilidades de acesso à saúde mental a todos os indivíduos e à sociedade como um todo”, informou a assistente social.

A Roda de Conversa do CAPS contou com a presença de alguns usuários do centro e foi mediada pelas psicólogas Talita e Giovanna.
A assistente social Alessandra informou que o CAPS é um espaço que proporciona o convívio social e comunitário por meio das oficinas terapêuticas e atividades externas, possibilitando a troca de experiências entre os usuários acerca do cuidado com a saúde mental.

Janeiro Branco: campanha destaca importância da saúde mental

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão há cinco anos, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

A escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão.

Dessa forma, a campanha serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente.

A OMS – Organização Mundial da Saúde – afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. A doença é a principal causa de incapacidade e é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.

Cada pessoa pode buscar meios de cuidar da própria saúde mental, seja fazendo terapia (há serviços gratuitos como o CAPS de Paraguaçu Paulista) ou atividades que proporcionem bem-estar. A elaboração de políticas públicas também é parte importante a fim de promover uma cultura da boa saúde da mente.

FOTO:

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – de Paraguaçu Paulista realizou, no dia 31 de janeiro, uma Roda de Conversa em menção ao "Janeiro Branco", campanha que objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental (Foto: CAPS/Cedida)