Saúde - Quarta-feira, 15 de Abril de 2020

Nesta quinta inicia nova etapa da vacina da gripe; confira quem deve se vacinar nesta segunda fase da campanha

Caminhoneiros, indígenas, doentes crônicos e outros grupos poderão receber a vacina da gripe a partir deste dia 16 de abril.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

15/04/2020 – 19h40

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começa neste dia 16 de abril, quinta-feira. Se na primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para:

• Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
  • Indígenas
  • Doentes crônicos
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • População privada de liberdade, inclusive adolescentes
  • Funcionários do sistema prisional

A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas. Os caminhoneiros foram incluídos, por exemplo, por causa do coronavírus, já que o transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19.

O mesmo se aplica aos motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários, que se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha. Os indígenas também foram priorizados agora pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. As informações são do Ministério da Saúde, em comunicado.

A vacina da gripe não evita o coronavírus. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Covid-19, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa.

A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Campanha em Paraguaçu

Em Paraguaçu Paulista, o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal orienta que as pessoas do grupo de risco procurem as Unidades de Saúde com documento pessoal e algum comprovante que confirme ser realmente desses grupos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira, informa que a pessoa pode apresentar crachá q comprove função e local de trabalho, relatório médico ou receita médica que comprove ser um paciente com doença crônica.

Além disso, Gisele esclarece que o município não tem recebido grande quantidade de vacina de uma única vez. “A população deve entender que a grade da vacina chega semanalmente no município, o produto é distribuído para as Unidades de Saúde, conforme vamos recebendo. As pessoas devem procurar a Unidade próxima da sua casa, porque vamos vacinando conforme o Ministério da Saúde for nos abastecendo, semanalmente”, informa.

Nesta segunda etapa da vacinação contra a gripe, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, o já conhecido “Dia D", em um sábado, dia 9 de maio.

A partir desta data, será iniciada a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, quando serão vacinados crianças de 6 meses a 6 anos de idade, puérperas (mulheres com até 45 dias após parto), professores das escolas privadas e públicas, pessoas de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.