Saúde - Sexta-feira, 19 de Junho de 2020

O inverno começa neste dia 20, mas a dengue ainda faz vítimas em Paraguaçu

Conhecida como doença de verão, a dengue segue registrando casos no município.

O inverno começa neste dia 20, mas a dengue ainda faz vítimas em Paraguaçu

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

19/06/2020 – 15h35

Conhecida como doença de verão, a dengue segue registrando casos no município.

Mesmo com a chegada do inverno neste dia 20 de junho, a dengue não está dando trégua em Paraguaçu Paulista. Os casos positivos seguem sendo confirmados de acordo com a informação do Departamento de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, da Prefeitura Municipal.

Conhecida como doença de verão, a dengue segue registrando o número de casos em Paraguaçu Paulista, mesmo com a queda da temperatura nos últimos meses. De janeiro até o último dia 16 de junho, o registro é de 542 casos positivos e 909 notificações, informa a Vigilância em Saúde.

Ainda com o início do inverno, o cidadão paraguaçuense não pode baixar a guarda e sim intensificar os cuidados contra a dengue. No entanto, é justamente nesta época, início do inverno, que os cuidados contra a dengue diminuem. Isso ocorre porque o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas as pessoas têm que se conscientizar que ele continua presente nos ambientes.

Para a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, a prevenção é a forma mais eficaz de se combater o mosquito e essa é uma tarefa que depende muito da contribuição da população de Paraguaçu Paulista.

"Nossa equipe de agentes de vetores já constatou, por meio de pesquisa feita em Paraguaçu, que mais de 75% dos criadouros estão nos quintais e dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada. A Prefeitura de Paraguaçu já fez dois mutirões contra a dengue só este ano, em todos os bairros da cidade, recolhendo lixo, materiais que acumulam água. Só que o Aedes é um mosquito doméstico. De cada 10 criadouros, 8 estão dentro da casa das pessoas. Por isso, precisamos muito da ajuda da população para eliminar os criadouros", destaca a diretora.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros. Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas e brinquedos podem conter larvas do mosquito. Outra orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d’água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos.

O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. Ao apresentar os principais sintomas, a pessoas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

FOTO:

“O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. De cada 10 criadouros, 8 estão dentro da casa das pessoas. Por isso, precisamos muito da ajuda da população para eliminar os criadouros", destaca a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim (Foto Ilustrativa)