.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Vigilância em Saúde - Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dengue avança em Paraguaçu Paulista

Agentes de endemias estão trabalhando intensamente para tentar conter transmissão


Dengue avança em Paraguaçu Paulista

No início desta semana os números de casos positivos e suspeitos na cidade tiveram um aumento significativo e preocupa a Saúde Municipal. De outubro até hoje são 100 pessoas notificadas, desses 19 são positivos e os demais aguardam resultado. A preocupação é devido ao grande número de infestações de pernilongo e resultados positivos. As chuvas e o calor, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, para tentar combater os agentes de endemias estão trabalhando intensamente para tentar conter a transmissão, mas todo trabalho é pouco se a população não estiver junto nessa batalha, como explica o coordenador da equipe de Agentes de Endemias, Josué Campos Sena.

 

“Os agentes estão visitando as residências, fazendo a nebulização nos locais onde os casos são positivos, mas precisamos da ajuda da população. O quintal das residências são os maiores responsáveis pelos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Precisamos conter a alta infestação de pernilongo, o morador precisa eliminar os criadouros. Os agentes encontram muitos focos em locais que poderiam ser descartados no lixo do dia a dia. São tampinhas de garrafas, aquele copinho descartável que foi esquecido atrás da casa, o pratinho de planta que não está furado, enfim são detalhes que fazem a diferença no combate a esse mosquito”, disse.

 

Outro ponto destacado por Josué, é sobre a importância de permitir a visita do agente em sua residência. “Durante as visitas os agentes passam orientações importantes aos moradores de como eliminar os focos e criadouros, eles tem um olhar voltado ao combate, conseguem ver detalhes que para o morador no dia a dia não parece ser um risco”, finalizou.

 

Com a proximidade das festividades de final de ano, o cuidado e o combate não podem diminuir. Os olhares devem estar sempre atentos para possíveis locais de possíveis criadouros. A população deve estar sempre atenta ainda com os sintomas da doença, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, nas articulações e no fundo dos olhos, vômito e diarreia. A qualquer um desses sintomas, a orientação é procurar uma Unidade de Saúde.

1107 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.