Educação - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

Programa da Fundação Raízen beneficia alunos da rede pública municipal

Ação atendeu 107 jovens do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais.

Programa da Fundação Raízen beneficia alunos da rede pública municipal

Após 4 meses de estudos, na tarde desta quinta-feira (29/06), no Auditório das Faculdades Gammon, aconteceu a entrega de certificados dos alunos que concluíram o Programa Ativa Juventude, promovido pela Fundação Raízen.

A cerimônia contou com a presença da Sra. Denise Miyuki Tanabe Sasada, primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, na ocasião representando o prefeito Antian, dos concluintes, seus familiares, dos gestores das escolas municipais, da supervisão de ensino e de técnicos do Departamento de Educação.

Na primeira edição do Programa Ativa Juventude realizada em Paraguaçu Paulista, a ação atendeu 107 jovens do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais, inclusive com a significativa participação dos alunos dos distritos da Roseta e de Conceição de Monte Alegre.

Numa parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Raízen (instituição ligada à empresa de bioenergia Raízen), de março a junho, a formação ocorreu no contraturno escolar, em regime híbrido, com atividades em meio online e encontros presenciais uma vez por semana. As atividades foram dinamizadas pela educadora social Cindy e coordenadas pela psicóloga Eleni Moreira Gomes.

No encerramento, Paula Carvalho Benevides, vice-presidente do Grupo Cosan (holding cujo portfólio de negócios inclui a Raízen), em sua mensagem aos alunos, destacou, enquanto resultados do Programa, a jornada de transformação, o impulso do autoconhecimento e do protagonismo para o processo de descoberta profissional, além do compromisso de permanência na escola, com a continuidade dos estudos.

Já Paula Renata Bertho, diretora do Departamento de Educação, expressou a satisfação do município com a parceria: "Agradecemos imensamente à Fundação Raízen porque ações que se propõem a impactar positivamente a realidade dos jovens, numa trilha de aprendizagem que envolve temáticas necessárias para alcançar o sonho profissional, são urgentes e fundamentais para o futuro de todos; o futuro que desejamos depende do futuro que estamos construindo hoje. Por isso, a energia investida nesses jovens fomenta o aprendizado e faz florescer todo um potencial para transformarem suas próprias histórias, de suas famílias e de suas comunidades. Parabéns, Raízen; parabéns aos concluintes".

As ações da Fundação Raízen não só potencializam vocações e protagonismo, como contribuem para a diminuição da evasão escolar ao criar vínculos positivos com o processo de aprendizagem.

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ipec para a Unicef, divulgada no quarto trimestre de 2022, dois milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 11 a 19 anos não estavam frequentando a escola naquele momento, dado ainda mais preocupante se analisado à luz do agravante de que 21% dos estudantes de 11 a 19 anos de escolas públicas pensavam em desistir da escola.

A Fundação Raízen é formada por sete núcleos, entre São Paulo e Goiás, e atua por todo o Brasil em cooperação com escolas públicas.

Departamento de Educação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista