Educação - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023

Estância Turística de Paraguaçu Paulista marca presença junto ao Secretário de Turismo, Roberto de Lucena, em evento na capital

A pauta teve como foco a desburocratização de projetos.

Em 05 de julho de 2023, aconteceu a primeira reunião das Associações e Operadores de trens turísticos que se fizeram presentes na capital atendendo ao convite da Setur-SP para desenvolvimento de um programa de turismo ferroviário para o Estado de São Paulo. A pauta teve como foco a desburocratização dos projetos para que os mesmos possam sair do papel com mais agilidade e a criação de mecanismos para que os municípios possam ter acesso aos recursos e à ajuda técnica por parte do Governo Estadual.

A Estância Turística de Paraguaçu Paulista se fez presente no evento por meio do Diretor de Turismo e Cultura, Rubens Aleixo. "Foi um encontro produtivo. Seguramente novos horizontes serão abertos aos municípios que trabalham ou pretendem oferecer o Turismo por meio de passeios sobre trilhos" comentou o Diretor.

O Secretário de Turismo, Roberto de Lucena, estava otimista e conseguiu deixar todos os presentes entusiasmados na reunião, principalmente com a promessa de que o governo do Estado trabalhará essa pauta como uma meta, tanto a Secretaria como o Governador Tarcísio de Freitas. A próxima etapa será reunir as necessidades de cada Operadora, proporcionando uma base sólida para a criação de um plano de trabalho estruturado a curto, médio e longo prazo.

Luis Sobrinho, da SPInvest, concedeu a palavra ao Diretor Rubens Aleixo, durante a reunião, que agradeceu a oportunidade, saudando a todos em nome do prefeito Antian Sasada e expondo as dificuldades do município na manutenção do Trem Turístico, mostrando a viabilidade para o município de colocar esse atrativo em funcionamento e colocando o município da Estância Turística de Paraguaçu Paulista à disposição do Secretário Roberto de Lucena. Externou também a disponibilidade em auxiliar, junto com os demais presentes, na elaboração do projeto de investimento que visa a realocação de recursos para a ampliação da oferta de passeios por meio de trens e locomotivas a vapor, em todo o Estado de São Paulo.

Foto: à esquerda, Fábio Picarelli, Secretário de Meio Ambiente de Santo André, ao centro, Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) e à direita, Rubens Aleixo, Diretor de Turismo e Cultura

Foto: Rubens Aleixo e Luis Sobrinho da SPInvest