Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Prefeitura reestrutura sistema de coleta e pede para população não amontoar lixo em esquinas

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Meio Ambiente, promoveu alterações no sistema de coleta de resíduos domiciliares. Todos os setores da área urbana estão recebendo a coleta no sistema porta a porta. Após diálogo com as equipes de coleta, os coletores concordaram em acatar as determinações da Lei 230/2018, que proíbem a prática da amontoa por coletores e munícipes.

Os coletores estão fazendo a sua parte, mas uma parte da população insiste em continuar com a prática ilegal de descartar seus resíduos em calçadas ou terrenos que não sejam defronte à sua residência.

Outra situação irregular é o uso de ganchos e pregos para pendurar os resíduos em árvores, muros ou grades de portão. Essa prática contribui para a ocorrência de acidentes com os coletores, que frequentemente sofrem com cortes e perfurações, sendo comum também a ocorrência por ataques de cães.

“Já é possível notar o reflexo das mudanças no sistema de coleta com o fim da amontoa dos resíduos nas vias públicas. As equipes de coleta estão de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, cumprindo as determinações da Lei 230/2018”, destacou o Dr. Camilo Plácido Vieira, diretor do Departamento de Meio Ambiente.

“Pedimos que a população faça a sua parte, adotando ações simples mas que fazem toda a diferença quando o assunto é manutenção da higiene e limpeza das vias públicas”, ressaltou.

O Departamento de Meio Ambiente pede que a população observe as condições de armazenamento e pesagens dos sacos de lixo e que coloque os sacos na lixeira nos dias programados para a coleta no bairro. “Não use ganchos, pregos ou grades de portão para pendurar os sacos de lixo”, completou o Dr. Camilo.

Manter a cidade limpa é uma obrigação de todos, principalmente da população, que é a responsável direta pela geração de resíduos.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista