.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Atualmente, serviço é oferecido nas especialidades de hematologia, endocrinologia, neurologia, reumatologia, nefrologia e pneumologia.
Solucionar a falta de vagas com médicos de diversas especialidades sempre foi uma das prioridades do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista. Pacientes aguardavam durante meses, para não dizer anos, por uma consulta com um médico especialista, já que assim como a maioria dos municípios da região, Paraguaçu tinha que aguardar vagas ofertadas pela regional do estado.
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado aos seus munícipes, depois de muita pesquisa e estudo, Paraguaçu Paulista implantou no dia 25 de maio de 2023 o atendimento por telemedicina.
Com as especialidades de hematologia, endocrinologia, neurologia, reumatologia, e agora no mês de janeiro, nefrologia e pneumologia, cerca de 70 pacientes são atendidos semanalmente.
As consultas são realizadas através de uma plataforma on-line. Os pacientes, previamente agendados, chegam na Unidade de Saúde, passam por uma pré-consulta, onde são coletados dados importantes para o atendimento médico. Depois disso, são encaminhados para a sala de atendimento da Telemedicina. Os atendimentos online são acompanhados e auxiliados por uma enfermeira da unidade.
O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, salientou como esses atendimentos têm melhorado a vida das pessoas que necessitam.
“Os benefícios são diversos, mas creio eu que o principal é poder ofertar atendimentos de especialidades, que são mais difíceis de se conseguir em nossa região, seja por falta de profissionais que atendam pelo SUS ou pela alta demanda para algumas dessas especialidades. A implementação da Telemedicina é um grande avanço para a saúde do município, pois dessa forma, a população tem mais acesso e agilidade nos atendimentos médicos de consultas especializadas, sem precisar se deslocar para outras cidades", disse.
De acordo com Egydio, a Telemedicina é um meio de assegurar o fornecimento de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, e ao se juntar com as tecnologias da informação, forma um sistema capaz de disponibilizar aos profissionais da saúde, mesmo remotamente, informações válidas não apenas para diagnósticos e tratamento de agravos, como também para os aspectos inerentes à gestão da saúde pública.
Além de desafogar as filas, a Telemedicina tem agradado os pacientes que passam pela consulta. Uma delas é a Luciane Cristina Done, que ficou feliz após o atendimento. “Eu não vi diferença da consulta online para a presencial. Foi uma boa experiência, não deixou a desejar, tirou todas as minhas dúvidas. Eu estou satisfeita, esperei por dois anos uma vaga”, disse.
Outra paciente que aprovou a telemedicina em Paraguaçu Paulista foi a Maria de Fátima Rodrigues. “Eu esperava consulta há três anos e achei muito boa essa opção, na consulta anterior o médico me pediu 18 exames, e agora eu volto para mostrar os resultados, eu gostei muito do atendimento não sai da sala com dúvidas", ressaltou.
Fonte: Departamento de Saúde/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
.
.
.
.